Toxina Botulínica? Botox®? Saiba mais neste guia sobre este importante procedimento estético. Você quer saber mais sobre o uso estético da toxina botulínica, o botox?
Toxina botulínica, um importante aliado da sua pele: confira neste guia especial mais informações deste produto cujos procedimentos estão disponíveis na clínica da Dra. Elizabete De Marchi.
Índice
- 1 Toxina botulínica
- 2 Qual a diferença entre Toxina Botulínica, Botox® e botox?
- 3 Um pouco da história sobre a toxina botulínica
- 4 Os resultados da aplicação da toxina botulínica são satisfatórios?
- 5 Como a toxina botulínica age?
- 6 Os resultados esperados com o tratamento nas rugas são permanentes?
- 7 Quais as recomendações de uso estético da toxina botulínica?
- 8 Quais outras indicações de aplicações da toxina botulínica na estética?
- 9 O uso da toxina botulínica contra a hiperidrose
- 10 Quais são os resultados esperados pelo uso da toxina botulínica em procedimentos estéticos?
- 11 Os resultados da primeira aplicação de botox
- 12 Qual é o tempo de duração dos efeitos da aplicação da toxina botulínica?
- 13 Os tratamentos conjugados para linhas estáticas no rosto
- 14 Qual a frequência do tratamento com a toxina botulínica?
- 15 Quais os cuidados, as contraindicações e limitações de uso da toxina botulínica?
- 16 Quando o uso da toxina botulínica é contraindicado?
- 17 Recomendações às pacientes que passaram por procedimentos estéticos com o uso da toxina botulínica
- 18 Algumas marcas de toxina botulínica disponíveis no mercado brasileiro
- 19 Quer saber os benefícios estéticos da toxina botulínica? Agende sua consulta em clínica de estética em Curitiba, com atendimento humanizado
Toxina botulínica
Muitas pessoas vêm ao meu consultório com inúmeras dúvidas sobre a Toxina Botulínica e o Botox®. Alguma das perguntas são sobre como é o antes e o depois? Quais os benefícios? Como age? Como funciona? Dura quanto tempo? Quais são os efeitos colaterais? Serve para quê? Então, saiba mais aqui.
São importantes perguntas e por isto vou utilizar do blog para contar mais um pouco sobre o tema, esclarecendo algumas daquelas que são dúvidas recorrentes e bastante comuns de pessoas que procuram um tratamento estético avançado.
Qual a diferença entre Toxina Botulínica, Botox® e botox?
Toxina Botulínica? Botox®? Ou botox? Com a devida licença poética, podemos dizer que são termos e palavras que representam a mesma coisa.
A Toxina Botulínica é um tipo de toxina biológica, originária do metabolismo da bactéria Clostridium botulinum. Já o Botox®, é uma marca registrada desta toxina. Então, como a marca se tornou mundialmente reconhecida, com o passar do tempo, a toxina botulínica passou a ser conhecida popularmente como botox.
A Toxina Botulínica tipo A é um produto de origem biológica. Para a sua obtenção, é necessário o uso de tecnologia de alta sofisticação para controle da bactéria Clostridium botulinum até as várias fases de purificação e liofilização, resultando em uma proteína complexa, estabilizada com cloreto de sódio, albumina sérica e esterilizada.
Um pouco da história sobre a toxina botulínica
Esta bactéria foi isolada em 1897, pelo Professor Émile Van Ermengem. No ano de 1977, iniciou-se o seu uso em seres humanos para o tratamento de estrabismo. Em 1989, seu uso foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) para tratamentos dos distúrbios do movimento ocular.
Três anos depois, o casal canadense Jean e Alastair Carruthers fizeram discussões e estudos sobre os benefícios estéticos do seu uso. Já em 2004, seu uso foi aprovado pelo FDA para outros fins.
No ano de 2020, teve sua utilização consagrada em diversas áreas do corpo e terapias. Sua utilização em procedimentos estéticos tem como principal objetivo que NÃO venha a ocorrer a contração muscular que gera as rugas faciais.
Além de inúmeras indicações funcionais, há diversas indicações ao uso das toxinas botulínicas na estética, como: assimetrias faciais; sorriso gengival; atenuar rugas/rítides faciais; atenuar ou eliminar linhas de expressão.
Os resultados da aplicação da toxina botulínica são satisfatórios?
Os resultados do tratamento às nossas pacientes têm apresentado excelentes índices de satisfação, porque realizamos técnicas qualificadas, seguimos à risca as recomendações do fabricante, procedemos o acondicionamento de forma segura e só utilizamos produtos de altíssima qualidade no mercado, uma marca registrada muito respeitada no meio.
Como a toxina botulínica age?
Esta substância promove um bloqueio neuropático, isto é, bloqueia a liberação da Acetilcolina (neurotransmissor que conduz o estímulo de um nervo para o músculo). Assim, NÃO ocorre a contração muscular que gera as rugas.
Desta forma, a toxina botulínica age promovendo o relaxamento dos músculos da face, do pescoço, reduzindo as linhas de expressão e rugas dinâmicas (aquelas que se destacam ao se realizar uma expressão de mímica).
Os resultados esperados com o tratamento nas rugas são permanentes?
Quanto à ação contra rugas, seus resultados são previsíveis e não são permanentes e ainda vai ajudar à prevenção de futuras rugas. Deste jeito, elas demorarão mais para surgir e virão mais suaves.
O processo de envelhecimento natural da pele compreende alterações fisiológicas desencadeadas por vários fatores, como por exemplo: a idade, a herança, genética, assim como à exposição a agentes externos como os raios solares, tanto quanto a poluição. Além do mais, uma alimentação inadequada e o estresse.
Somando-se ainda a estes fatores, a constante atividade muscular necessária para as diferentes expressões faciais, que ao longo dos anos forma as linhas de expressão ou rugas pronunciadas.
Os primeiros pontos da face onde as rugas se tornam evidentes são: a região periocular, para tratar os “pés de galinha” e frontoglabelar, para tratar as rugas da testa e entre as sobrancelhas.
Além de influenciarem negativamente na aparência, as rugas de expressão, quando localizadas na região frontal e glabelar, conferem a pessoa um ar zangado ou preocupado.
Quais as recomendações de uso estético da toxina botulínica?
De maneira geral, o uso da toxina botulínica pode ser administrada para tratamentos estéticos voltados ao relaxamento da musculatura; à paralisação parcial; ao bruxismo; à mastigação e à Articulação Temporomandibular (ATM), que é o movimento responsável por abrir e fechar a boca; à cefaleia e à dor de cabeça, à hiperidrose.
Para tratamentos estéticos na pele, o Botox® atua no controle da oleosidade, no fechamento de poros dilatados, manchas, melasma, acnes, rosácea e até alguns tipos de cicatrizes, pelo uso da técnica de microtox e mesotox.
Outras duas importantes possibilidades de uso do botox é na atuação com objetivo estético de melhorar a textura da pele; retardar o envelhecimento cutâneo (geralmente a partir dos 18 anos) e promover o efeito lifting.
Entretanto, o uso da toxina botulínica para fins estéticos pode ocorrer de forma preventiva, quando da aplicação em pessoas que ainda não possuem as linhas marcadas quando estão relaxadas e não estão fazendo expressões de mímicas.
Posto isto, sua aplicação evitará que as linhas se instalem na pele e a marquem. Como evita que os músculos trabalhem com força em excesso, o botox previne marcas mais profundas, resultando numa aparência mais jovem por mais tempo.
Por outro lado, há empregos da toxina botulínica para ações corretivas para amenizar as rugas que já estão aparentes, mesmo sem mímica (quando, deve-se combinar terapias), geralmente a partir dos 30 anos.
Quais outras indicações de aplicações da toxina botulínica na estética?
A seguir, confira uma lista com outras indicações do uso da toxina botulínica em tratamentos estéticos:
- Em linhas da testa, promovendo um arqueamento da sobrancelha;
- Tanto quanto às linhas nos olhos (“pés de galinha”), promovendo abertura do olhar;
- Igualmente, em linhas da glabela (entre as sobrancelhas, aliviando a expressão de zangado/bravo);
- Assim também para linhas do nariz (“bunny lines“/narizinho de coelhinho);
- Assim como nas linhas da boca (rugas periorais, “código de barras”);
- Em casos de sorriso triste (depressor do ângulo da boca)
- Por exemplo, para o sorriso gengival;
- Bem como, nas ocorrências de queixo celulítico (no mento);
- Além disto, no contorno de mandíbula, hipertrofia do músculo masseter ou bruxismo;
- Do mesmo modo, é indicado para uso em linhas no pescoço, nas bandas plastismais, são linhas ou pregas verticais que aparecem embaixo da pele do pescoço, também conhecido como colar de Nerfetiti;
- Da mesma forma, quando a paciente apresente suor excessivo (hiperidrose) facial e corporal.
O uso da toxina botulínica contra a hiperidrose
O uso da toxina botulínica contra a hiperidrose ocorre especialmente nas axilas. A hiperidrose é o suor excessivo decorrente da transpiração, principalmente nas axilas, palmas das mãos (decorrentes, por exemplo, de reações químicas originárias de momentos de ansiedade), pés, costas, buço, rosto e pode ser tratado com aplicações de Botox®, de forma localizada, em pequenas doses injetáveis nas partes do corpo onde a pessoa sua muito.
Nos casos de suor excessivo, as estatísticas apresentam resultados positivos de cerca de 90%, resultando na diminuição substancial da produção de suor nas áreas tratadas.
Quais são os resultados esperados pelo uso da toxina botulínica em procedimentos estéticos?
A toxina botulínica é utilizada na estética a fim de tratar e prevenir rugas e linhas de expressão. A injeção de toxina botulínica no músculo provoca sua paralisia ou atenua sua contratura, suavizando as linhas ou rugas até o término do efeito do produto.
Seu emprego estético melhora as cicatrizes de acne, clareia manchas como as de melasma e promove a retração de poros.
Os resultados da primeira aplicação de botox
Juntamente com isto, é importante ressaltar que os resultados (que variam de corpo humano para corpo humano), do primeiro procedimento com o uso de botox, podem trazer a impressão de “resultados” mais potencializados do que alcançados nos procedimentos subsequentes.
Na primeira aplicação, em geral, o corpo demora um pouco mais tempo para gerar novos receptores. Entretanto, o organismo humano se adapta, gerando mais rapidamente novos receptores, em comparação com o tempo da primeira aplicação da toxina botulínica.
Isto porque o organismo humano irá se adaptar àquela novidade e, a cada procedimento, irá produzir mais rapidamente novos receptores nervosos, que atuam no movimento daquela região do corpo. Desse modo, os procedimentos gradativamente precisam de retornos, para novas aplicações da toxina.
Qual é o tempo de duração dos efeitos da aplicação da toxina botulínica?
Quanto aos efeitos da toxina botulínica aplicadas pela Dra. Elizabete De Marchi, sua duração é, em média, de três meses. Este prazo segue a recomendação na bula, com possibilidade de alterações dependendo da fisiologia de cada pessoa.
Os efeitos da ação da toxina são observáveis em alguns pacientes em até 21 dias após a aplicação. É importante frisar que o tratamento com botox costuma apresentar resultados que evoluem gradativamente, à medida em que o tratamento continua.
Assim sendo, o tratamento apresenta um pico de ação entre 20 a 30 dias da aplicação. É por isto que na clínica Dra. Elizabete De Marchi agendamos o retorno entre 15 e 20 dias, caso seja necessário alinhar alguma assimetria. Isto pode ocorrer durante o processo de conhecimento da força muscular de cada paciente.
Em tais situações, especialmente decorrentes de um primeiro atendimento, a profissional biomédica ainda está conhecendo a força muscular da face da paciente, as assimetrias do rosto, as linhas dinâmicas da face. Em ocorrendo, o alinhamento ocorre no retorno da paciente.
Os tratamentos conjugados para linhas estáticas no rosto
Entretanto, para casos de linhas estáticas no rosto, será necessário um tratamento conjugados, combinando terapias com o botox e, por exemplo, Skinbooster®, assim como os peelings, ou então microagulhamentos e bioestimuladores, bem como preenchimentos, melhorando a qualidade da pele naquela região, realizando a harmonização facial.
Depois deste pico de ação, espera se para uma nova aplicação contando três meses do retorno.
Qual a frequência do tratamento com a toxina botulínica?
De maneira geral, a duração do efeito de cada sessão é de três meses. Após 72 horas da aplicação, iniciam ação do bloqueio dos receptores. O resultado total deste bloqueio, pode ser impactado pela dosagem utilizada e área tratada.
Alguns cuidados pré-procedimento são relativamente simples: ingestão de água, prática de atividades físicas, alimentação equilibrada e regularidade das sessões.
Já os cuidados pós-atendimento são: utilizar pomadas ou cremes com arnica ou heparina, como Hirudoid® e Venalot® caso surjam hematomas; controlar mímicas faciais e evitar movimentos musculares faciais ativos; evitar tocar e massagear as zonas de aplicação.
Pode-se notar o aparecimento de uma leve vermelhidão no local, inchaço, sensibilidade e uma sensação de coceira na área tratada. Isto é resultado normal da injeção e o incômodo desaparecerá espontaneamente.
Além disto, outra providência importante é a de não se expor aos raios solares na área tratada até que o inchaço e o vermelho tenham desaparecido;
Quais os cuidados, as contraindicações e limitações de uso da toxina botulínica?
Quando se trata de Biomedicina Estética Avançada realizada de forma responsável, é importante destacar aos pacientes que igualmente existem contraindicações às gestantes e lactantes. Por sua vez, entre outras, há limitações às pessoas intolerantes à lactose e albumina.
Além disto, quanto à reação de hipersensibilidade, podem ocorrer a reação alérgica, a vermelhidão, a dor de cabeça, o prurido. Seu uso não é recomendado para pessoas com transtorno generalizado da atividade neuromuscular e pacientes com doenças autoimunes (como lúpus eritematoso sistêmico, miastenia grave).
Quando o uso da toxina botulínica é contraindicado?
- Para gestantes e lactantes;
- Em pessoas com patologias autoimunes, como lúpus eritematoso sistêmico;
- Para pessoas com neoplasia em tratamento com o uso de quimioterápicos;
- Nos casos de distúrbios de coagulação;
- Para quem tem pressão intracraniana (PIC) aumentada ou pressão intracraniana (PIC);
- Em quadros de saúde com hipertensão e anemia descompensada;
- Nas áreas previamente tratadas com preenchedores permanentes como silicone ou polimetilmetacrilato (PMMA);
- Em pacientes com miastenia gravis;
- Em quadros clínicos de inflamação ou infecção no local da aplicação.
Alguns medicamentos podem ampliar os efeitos da toxina. Logo, não se recomenda a utilização do uso concomitante de sessões de aplicação da toxina botulínica com a utilização de antibióticos da classe aminoglicosídeo (gentamicina, neomicina ou amicacina); penicilamina e anti-hipertensivos do grupo bloqueadores do canal de cálcio (amlodipina, nifedipina, Diltiazem® e Cloridrato de Verapamil); quinina.
Recomendações às pacientes que passaram por procedimentos estéticos com o uso da toxina botulínica
Após a aplicação da injeção com botox, a fim de evitar que o produto difunda para outros músculos que não aqueles tratados durante o procedimento, é recomendável às pacientes que fiquem na posição vertical (em pé ou sentado) durante um período mínimo de 4 horas após cada aplicação. Da mesma forma, é recomendável não realizar atividade física intensa e consumir bebidas alcoólicas nas 24 horas seguintes às aplicações da toxina botulínica.
Algumas marcas de toxina botulínica disponíveis no mercado brasileiro
Algumas das marcas de toxina botulínica conhecidas no mercado e liberadas pela Anvisa são: Botox® da Allergan®; Dysport® da Galderma®; Xeomin® da Merz®; Botulim® da Hugel®; Botulift® da Medytox®; Nabota® da Rennova®; Prosigne® da Cristália®.
Quer saber os benefícios estéticos da toxina botulínica? Agende sua consulta em clínica de estética em Curitiba, com atendimento humanizado
Quer saber mais? Então, marque sua consulta estética com a Dra. Elizabete De Marchi, venha conhecer sua clínica e tirar todas as dúvidas sobre os diversos benefícios dos procedimentos estéticos realizados adequadamente por uma profissional super capacitada.
Por isto tudo, agende agora mesmo sua consulta em uma clínica de estética em Curitiba, que oferece atendimento humanizado, individualizado e personalizado em um ambiente acolhedor.
Então, você pode entrar em contato pelo WhatsApp (41) 9 9665-5769 para confirmar o dia e o horário da sua consulta comigo, na clínica da Dra. Elizabete De Marchi.
Principalmente, saiba mais sobre a Dra. Elizabete De Marchi, uma biomédica esteta especialista que é referência em harmonização facial e saúde da pele, lendo aqui os inúmeros depoimentos de pacientes atendidas.
IMPORTANTE: eventuais divulgações de marcas comerciais nas postagens no blog não caracterizam conflito de interesse. Para saber mais, confira aqui.
Dra. Elizabete De Marchi – CRBM-PR 0542