Especial: melasma

Especial: Melasma no blog da Dra Elizabete De Marchi

Especial melasma, no blog da Dra. Elizabete De Marchi, é um guia para quem quer saber como cuidar melhor da sua pele. Aqui você saberá muito mais sobre o melasma: o blog da Dra. Elizabete De Marchi divulga uma matéria especial sobre o melasma, com várias informações muito úteis sobre o tema, que podem ajudar mais gente a compreender melhor e se tratar melhor, pois, afinal, a Biomedicina Estética Avançada é uma grande aliada para os cuidados das pessoas.

O que é melasma?

O melasma é uma hipercromia que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, principalmente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, aparecendo nos braços, pescoço e colo.

A célula responsável por produzir o pigmento que gera a mancha, chama-se melanócito e fica na camada basal, a mais profunda da pele. O melanócito é uma célula de defesa, uma vez sensibilizado ao ponto de produzir melanina em excesso para manchar o local, ele nunca mais para. Por isto é tão comum que a mancha retorne.

Dessa forma, o melasma é como se fosse uma “cicatriz”: é possível de ser amenizado, mas para sempre necessita ser gerenciado.

Melasma tem cura ou tem tratamento?

“O melasma tem cura?” Saiba mais sobre o seu tratamento

A ocorrência de uma pele com melasma é uma das queixas mais comuns das pacientes que são atendidas na clínica da Dra. Elizabete De Marchi. Seu aparecimento pode ocorrer devido a muitos fatores, como a exposição solar, a gestação, a medicamentos como por exemplo anticoncepcional, a predisposição genética, entre outros.

O tratamento não é fácil e é demorado, sem contar que o cuidado em casa tem que ser para o resto da vida. É o que eu sempre digo para minhas pacientes: “Se você não tratar ele piora e se tratar tem que ter consciência e foco que é um tratamento diário e constante.”

A função do tratamento é estabilizar a produção de melanina, clareando a região de forma cuidadosa, para diminuir as chances do “efeito rebote”.

 ⚠️ Faça o tratamento com uma profissional super qualificada, não use qualquer tipo de produto em casa, tenha muito cuidado com “receitas caseiras” e com as diversas pomadas com ácidos vendidas em farmácias sem a prescrição por um profissional da área de saúde.

Mas atenção, pois o tratamento, sem um acompanhamento por uma profissional qualificada pode causar danos irreversíveis!

Vamos tratar este melasma aí?! Não deixe que ele piore para começar o tratamento.

É necessário limpar a pele antes de iniciar de tratamento?

Muitas pessoas querem realizar o tratamento de melasma e querem ir direto ao ponto, mas muitas vezes não funciona assim…

Como a pele é o nosso maior órgão de proteção, se chegarmos “chutando a porta”, ela pode não reagir bem aos estímulos e mandar mais melanina (pigmento que causa a mancha), antes de tratar esta pele precisa passar pela preparação para receber o tratamento.

Então, sim, recomenda-se limpar a pele antes de iniciar os tratamentos para o melasma. Isto porque, por meio desta limpeza, iremos desintoxicar a pele, retirar cravos, impurezas e sujidades que poderiam dificultar a absorção dos produtos e, consequentemente, diminuir o resultado do tratamento.

Vamos pensar que a nossa pele é como uma mudança de casa: antes de decorar você irá limpar, ou colocar os móveis em cima da sujeira? Na pele, do mesmo jeito, pois antes de chegar ao nosso objetivo principal, limpamos, hidratamos e preparamos o “terreno” para tratar.

Compreendeu por que a manter a pele limpa é tão importante para quem tem melasma e para qualquer tratamento de pele?

Tipos de melasma

Quais as características dos três tipos de melasma?

Existem três tipos de melasma, e cada um deles tem características diferentes. São eles 👇🏼

  • Epidérmico: o depósito de melanina concentra-se na epiderme (camada mais superficial da pele). As manchas apresentam coloração marrom e bordas mais bem definidas. Geralmente responde bem ao tratamento, pois está na parte superficial da pele;
  • Dérmico: afeta o nível mais profundo da derme, camada intermediária da pele (localizada entre a epiderme e a hipoderme) composta por diversos tecidos com diferentes funções como: vasos sanguíneos, glândulas sudoríparas, sebáceas e terminações nervosas. Geralmente o tratamento pode se tornar mais moroso.
  • Misto: uma combinação de epidérmico e dérmico. Aparece na forma de pigmento marrom-cinzento. Devido a profundidade dos pigmentos de melanina no melasma dérmico e misto. A melhora é parcial com o tratamento. Requer paciência, constância!

❣️ Melasma não tem cura, mas tem TRATAMENTO e controle. E só depende de você! Então, se ame ao ponto de não deixar o melasma te vencer!

O melasma tem gerenciamento

Como é feito o gerenciamento do melasma?

Infelizmente, o melasma “não tem cura”. Apesar disto, tem tratamento e gerenciamento, que deve ser contínuo, porque toda vez que os melanócitos (células que produzem a melanina) forem estimulados, eles irão pigmentar a pele novamente.

Alguns exames poderão ajudar a identificar as possíveis causas e direcionar a melhor conduta terapêutica com nutracêuticos para melhorar a função barreira da pele, reduzir o estresse oxidativo das células, reduzir inflamações, além de orientar para o acompanhamento com o ginecologista, caso seja necessário o controle hormonal.

Os tratamentos tópicos na clínica da Dra. Elizabete De Marchi variam dependendo da camada onde o melasma se encontra, podendo ser tratados com peelings, mesoterapia ou microagulhamento, associados ou não, entre outros.

Somente uma profissional qualificada e especializada em biomedicina estética avançada será capaz de identificar a localização da pigmentação, por meio de um exame minucioso, e indicar o procedimento e tratamento mais adequado.

A manutenção do tratamento fora do consultório é de fundamental importância, com o uso dos dermocosméticos indicados pela profissional biomédica, e principalmente, sempre se lembrando do uso contínuo de fotoprotetores, de preferência com cor, de alta cobertura.

Uma sugestão: caso a paciente opte por não usar um protetor solar com cor, a maquiagem sobre o protetor solar, pode ajudar a bloquear os raios nocivos. Entretanto, é fundamental a reposição do protetor solar, FPS mínimo 50, a cada 3 horas. E, para finalizar, HIDRATE-SE. HIDRATE-SE SEMPRE! E MUITO!

Como manter seu controle?

Se você tem melasma e deseja mantê-lo mais controlado possível, além do skincare adequado orientado por uma profissional biomédica esteta especialista habilitada, é importante fugir de alguns vilões que podem estar sabotando o seu tratamento:

1) O uso do secador de cabelos muito próximo ao rosto;

2) O mormaço, que também é capaz de escurecer as manchas;

3) O bafo quente de cozinha ou de saunas;

4) O uso insuficiente de protetor solar: não adianta caprichar no tratamento para clarear se não proteger direito a sua pele com a quantidade adequada de protetor solar. Você deve proteger todo o corpo, além do rosto, pescoço e colo, use protetor solar nas mãos, assim como nos braços, bem como nas costas. Além deles, no abdômen, nas pernas e também no pé.

Saiba mais sobre o melasma e o uso do protetor solar

Saiba a resposta a uma pergunta sobre o melasma e o uso de protetor solar que eu recebi nas redes sociais

Certa vez, uma internauta me enviou uma pergunta por uma rede social da clínica da Dra. Elizabete De Marchi. Ela queria saber sobre a combinação do uso de protetor solar em uma pele com melasma.

A pessoa queria saber qual tipo de protetor eu recomendaria para uma pele com melasma. Minha resposta foi de que, para quem tem melasma, pode ser utilizado o protetor físico ou químico, não importa, mas desde que tenha alta cobertura, com cor e FPS acima de 50.

Isto porque é necessário cobrir toda a mancha que está na pele. Então, o protetor físico ou químico com cor precisa cobrir principalmente a totalidade da mancha que está na pele.

Saiba com a Dra Elizabete De Marchi um “segredo” para alcançar um bom resultado no tratamento

Qual o “segredo” para alcançar bons resultados no tratamento?

O “segredo” para ter bons resultados no tratamento de melasma é que precisamos tratar nossa pele com carinho, bem como com o conhecimento adequado. Produtos que agridem a pele só vão causar um efeito rebote, piorando mais a situação.

A pele com melasma precisa estar sempre muito bem hidratada, calma e protegida. Por isto, como diz o ditado, “Vá pelas beiradas”. O seu tratamento requer paciência, sem pressa. Entretanto, com a combinação de produtos certos conseguimos resultados satisfatórios, pois o MELASMA TEM TRATAMENTO.

Dra Elizabete De Marchi e os produtos para limpeza de pele antes de um tratamento de melasma

Tratamento estético para melasma em clínica especializada em Curitiba

Você tem melasma e procura por um atendimento especializado, em uma clínica de estética em Curitiba? Então, entre em contato agora mesmo com a Dra. Elizabete De Marchi, uma biomédica esteta especialista.

Por isso tudo, agende agora mesmo sua consulta em uma clínica de estética em Curitiba, que oferece atendimento humanizado, individualizado e  personalizado, em um ambiente acolhedor.

Primeiramente, você pode entrar em contato pelo WhatsApp (41) 9 9665-5769 para confirmar o dia e o horário da sua consulta comigo, na clínica da Dra. Elizabete De Marchi.

Saiba mais sobre a Dra. Elizabete De Marchi, uma biomédica esteta especialista que é referência em harmonização facial e saúde da pele, lendo aqui os inúmeros depoimentos de pacientes atendidas.

IMPORTANTE: eventuais divulgações de marcas comerciais nas postagens no blog não caracterizam conflito de interesse. Para saber mais, confira aqui.

Dra. Elizabete De Marchi – CRBM-PR 0542

Compartilhe

Deixe um comentário

Receba as últimas novidades na sua caixa postal