Microagulhamento com drug delivery de ativos; Microinfusão de Medicamentos e Indução Percutânea de Colágeno: saiba mais

Procurando pelo procedimento de microagulhamento estético em Curitiba? Microagulhamento com drug delivery de ativos; Microinfusão de Medicamentos e Indução Percutânea de Colágeno: saiba mais sobre os benefícios que a Biomedicina Estética Avançada pode fazer pela sua pele.

Entenda melhor sobre o microagulhamento com drug delivery de ativos e a Microinfusão de Medicamentos e Indução Percutânea de Colágeno conferindo a seguir este guia com informações a respeito deste tratamento estético.

O que é um procedimento de microagulhamento com drug delivery de ativos?

O microagulhamento com drug delivery de ativos (microinfusão de medicamentos) e indução percutânea de colágeno, ou apenas microagulhamento como é mais comumente conhecido, é um sistema de microagulhas aplicado à pele com o objetivo de gerar múltiplas micropunturas.

Consequentemente, tais múltiplas micropunturas, longas o suficiente para atingir a derme e desencadear, com o sangramento, ocasionam estímulo inflamatório que resultará na produção de colágeno.

Desta forma, o microagulhamento cria uma grande quantidade de microfuros (canais) através da epiderme para a derme papilar. O procedimento provoca microlesões na superfície da pele.

Com o processo de reparação em curso, fatores de crescimento e outras células são liberados, estimulando a produção de colágeno que será depositado sob a superfície da pele. As microagulhas agem abrindo os poros em camadas superiores da epiderme. Desta forma, permitem a penetração de ativos de uma forma mais eficaz.

Quais as indicações e benefícios do microagulhamento com drug delivery de ativos em procedimentos estéticos?

O microagulhamento pode ser usado no tratamento de disfunções de pele, como por exemplo, pigmentação, rugas, cicatrizes de acne e outros tipos de cicatrizes. Mais do que isto, para o rejuvenescimento facial e poros dilatados, bem como parte da terapia de indução de colágeno.

Outra indicação de seu uso para fins estéticos são os casos de veiculação de princípios ativos, isto porque oferece uma rota minimamente invasiva e indolor da entrega do medicamento ou princípio ativo. Consequentemente, permite a entrega de uma ampla gama de moléculas terapêuticas, os princípios ativos veiculados que têm aplicações importantes à modulação da inflamação, angiogênese, melanogênese e na síntese de proteínas e regulação.

Quais as recomendações para o tratamento com o microagulhamento?

De maneira geral, recomenda-se o tratamento estético com microagulhamento às seguintes situações:

  • Principalmente, à melhora da textura da pele;
  • Bem como, visando o aumento do metabolismo cutâneo;
  • Além disto, à ativação da circulação linfática;
  • Do mesmo modo, ao aumento da circulação dos tecidos circundantes;
  • Estimulação dérmica por um longo período;
  • Criação de novo colágeno; retarda o envelhecimento cutâneo;
  • A remodelação;
  • Elasticidade tecidual e efeito lifting e hidratação da pele;
  • Primordialmente ao envelhecimento, flacidez facial e corporal;
  • Em cicatrizes pós-acne e outras;
  • Da mesma forma, à melhora das estrias e fechamento de poros.

Quais as contraindicações do tratamento?

Há contraindicações ao uso do microagulhamento em: gestantes e lactantes; pessoas com patologias autoimunes, como lúpus eritematoso sistêmico; neoplasia em tratamento com o uso de quimioterápicos; distúrbios de coagulação; pressão intracraniana (PIC), hipertensão e anemia descompensada e cardiopatias; doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); alergia a qualquer componente da formulação dos ativos; inflamação ou infecção no local da aplicação.

A Dra Elizabete De Marchi usa a caneta nos tratamentos com microagulhamento

Quais são os cuidados pré-tratamento do microagulhamento?

O resultado do tratamento com microagulhamento depende bastante dos hábitos da paciente durante o tratamento. Por isto, recomenda-se ingestão de água, prática de atividades físicas, alimentação equilibrada e ter regularidade das sessões.

No dia do procedimento, quando couber, para terapia capilar, recomenda-se à paciente que venha com o couro cabeludo ou pele higienizado (dependendo do local da aplicação).

Outra recomendação é a suspensão do uso de cosméticos com ácidos três dias antes da aplicação;

Acompanhando previamente o que foi prescrito, é possível melhorar os resultados de forma significativa.

Quais são os cuidados pós-tratamento do microagulhamento?

Quanto a eritema: a pele pode ficar vermelha por até sete dias após o tratamento. Quanto a utilização de maquiagem, só poderá ocorrer após 48 horas da conclusão do procedimento. Além disso, recomenda-se o uso protetor solar do tipo físico só deve ser aplicado após 4 horas do procedimento e seu uso deverá ser continuado durante todo o tratamento. Juntamente com isto, a pele poderá ficar quente e com irritações, como a da sensação de queimadura de raios solares (sintoma normal e esperado).

Assim como, na hiperpigmentação: um pequeno número de pacientes pode experimentar uma hiperpigmentação, com escurecimento da superfície da pele (especialmente se o paciente não proteger a área da incidência de raios solares). A profissional indicará um despigmentante para tratar o sintoma, que desaparecerá em algumas semanas.

Neste sentido, outro cuidado é o de evitar exposição a raios solares e ao calor intenso (como o de sauna, cozinha, secador de cabelo, banhos quentes) por 48 horas.

Veja o vídeo e saiba mais sobre o microagulhamento

Quais outros cuidados pós-tratamento no tratamento de microagulhamento?

Recomenda-se não usar ácidos tópicos por 7 dias após o procedimento.

Imediatamente após o procedimento, a equipe médica liberará a paciente para as atividades cotidianas, desde que não haja complicações. Entretanto, não deverá ir à praia, piscina ou sauna nas primeiras 24 horas.

A paciente deve evitar expor a área tratada aos raios solares até que o inchaço e a vermelhidão tenham desaparecido completamente, uma vez que a exposição à luz solar pode causar manchas na pele.

Da mesma forma, recomenda-se à paciente evitar de passar as mãos na região tratada após o procedimento.

Existe a possibilidade de a paciente ficar com a pele sensível nos primeiros dias pós-procedimento, quando surge a sensação de repuxamento. Em tais situações, é recomendável a hidratação máxima possível no local do procedimento, com o uso de cremes auxiliadores do reparo tecidual, desde que indicados por profissional.

Qual é a frequência do tratamento com o microagulhamento?

Geralmente, podem ser necessárias entre três e quatro sessões do procedimento para se alcançar os resultados esperados. Dependendo da região tratada, cada sessão pode ser feita com intervalos de 30 dias.

Além disso tudo, nos procedimentos de microagulhamento, não há quantidade mínima e nem máxima de sessões.

Microagulhamento com drug delivery de ativos

Quais os resultados esperados com o tratamento com o microagulhamento?

Costumeiramente, os melhores resultados são obtidos com o decorrer das sessões. É esperada uma melhora progressiva com o transcorrer da sessões.

Entretanto, o resultado do tratamento varia de acordo com a pessoa. Sendo assim, o mesmo número de sessões não corresponde ao mesmo resultado para diferentes pessoas. Primordialmente, com o tratamento, espera-se que a paciente apresente:

Microagulhamento com drug delivery de ativos: agende sua consulta em uma clínica com atendimento humanizado

Depois de conferir este guia especial sobre o procedimento estético de microagulhamento estético, e saber sobre os principais benefícios deste tratamento, marque sua consulta em uma clínica estética especializada em Curitiba.

Então, agende agora mesmo sua consulta em uma clínica de estética em Curitiba, que oferece atendimento humanizado, individualizado e  personalizado em um ambiente acolhedor.

Você pode entrar em contato pelo WhatsApp (41) 9 9665-5769 para confirmar o dia e o horário da sua consulta comigo, na clínica da Dra. Elizabete De Marchi.

Principalmente, saiba mais sobre a Dra. Elizabete De Marchi, uma biomédica esteta especialista que é referência em harmonização facial e saúde da pele, lendo aqui os inúmeros depoimentos de pacientes atendidas.

IMPORTANTE: eventuais divulgações de marcas comerciais nas postagens no blog não caracterizam conflito de interesse. Para saber mais, confira aqui.

Dra. Elizabete De Marchi – CRBM-PR 0542

Compartilhe

Deixe um comentário

Receba as últimas novidades na sua caixa postal