Especial: peelings

Quer fazer peelings? Confira a seguir um super guia sobre os peelings, com muitas informações para você saber mais a respeito deste importante tratamento estético para a sua pele.

Quer fazer peelings?

Se você quer fazer peelings, então confira um guia especial sobre peelings. Primordialmente, este guia especial contém muitas informações e abordagens sobre as principais dúvidas que diversas pessoas que entraram em contato com a Dra. Elizabete De Marchi tiveram sobre o tema.

Quer fazer peelings? Se sim, confira a seguir e entenda melhor como os peelings poderão auxiliar você a cuidar melhor de sua pele:

Uma pergunta recorrente: quais as indicações e as contraindicações dos peelings?

Frequentemente os critérios utilizados para indicação de cada tipo de peeling compreendem idade, fototipo, área a tratar, grau de fotoenvelhecimento e objetivos a alcançar. Além disto, especialmente, dos fatores inerentes a cada paciente.

O que são fototipos de pele?

Fototipos são um tipo de classificação utilizada para identificar como a pele humana reage à ação da radiação ultravioleta (os raios UV).

Dessa forma, confirma a seguir os seis tipos de fototipos de pele:

  • Sempre queima e nunca bronzeia (pele branca);
  • Sempre queima e bronzeia pouco (pele branca);
  • Tanto queima, como bronzeia moderadamente (pele morena clara);
  • Queima pouco e sempre bronzeia (pele morena moderada);
  • Queima raramente e sempre bronzeia (pele morena escura);
  • Queima raramente, sendo minimamente sensível aos raios solares (pele negra).

IMPORTANTE: todas as pessoas, independentemente da idade, bem do tipo de pele, devem tomar cuidados com a correta proteção da pele. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia esclarece que “recomenda que os cuidados com a exposição solar sejam adotados por todos, independentemente da cor da pele.

Da mesma forma, é indispensável seguir as orientações técnicas de profissionais especialistas para ter os adequados cuidados com a pele, assim como utilizar corretamente o protetor solar.

Quais são os principais benefícios do tratamento com peeling?

Este tipo de tratamento estético reduz a oleosidade e, do mesmo modo, promove a redução de poros dilatados. Ao mesmo tempo, uniformiza a pele e melhora textura, ao passo que previne o aparecimento de cravos.

Da mesma forma, o peeling colabora no tratamento da acne; diminui rugas e cicatrizes. Igualmente, reduz manchas senil e de sol. Além disto, aumenta a produção e indução de colágeno, bem como promove o rejuvenescimento (no rosto; pescoço; colo; e mãos). Ainda mais: trata hiperpigmentações e melasma.

Em que situações o tratamento com peeling é contraindicado?

O peeling é um procedimento que é contraindicado sobretudo para:

– Pacientes com infecções e lesões abertas, que usam certos medicamentos ou têm psoríase ou dermatite atópica;

– Bem como para quem faz uso de medicações como anticoncepcionais orais; tetraciclinas ou corticoides que interferem no processo inflamatório, importante para reepitelização; os estrogênios; e os contraceptivos orais que aumentam o risco de inflamação pós-inflamatória;

Gestantes e lactantes;

– Além delas, para pacientes com patologias autoimunes;

– Assim como para pessoas com neoplasia.

Quais as principais recomendações para o pré e o pós-tratamento com peelings?

Acima de tudo, é de suma importância que o paciente use protetor solar, antes e após o procedimento. Finalmente, siga a totalidade das recomendações da sua biomédica esteta para a preparação e recuperação da pele.

Veja o vídeo e saiba mais sobre os tratamentos com peeelings

Todo ácido é peeling?

Primeiramente, nem todo ácido é peeling, porém todo peeling químico utilizado nos tratamentos estéticos é ácido! Por vezes, existe uma confusão muito grande com a palavra ácido, Isto porque a maioria das pessoas acredita que ácido é sinônimo de peeling. E não é. Veja estes exemplos: 👇🏻

O ácido hialurônico contém o ácido em sua nomenclatura, porém é um poderoso hidratante;

Já o ácido ascórbico é a nossa queridinha vitamina C, com ação clareadora e antioxidante;

Por sua vez, o ácido tranexâmico e o ácido kójico também contém nome ácido, porém são ativos que possuem ação despigmentante, clareadora. Por este motivo, nem todo composto que leva o nome ácido é peeling.

Qual a relação entre o peeling e o pH da pele?

E quando falamos que todo peeling é ácido isto é por causa do pH (pontes de hidrogênio). Estes agentes esfoliantes, como por exemplo o ácido glicólico, possuem ação escamativa, quando o pH é ajustado de maneira mais ácida, como por exemplo: pH 3,0; pH 3,5.

Em suma, estes pH ácidos (que são mais ácidos do que a nossa pele, que normalmente possui pH em torno de 5,5) vão gerar o processo de renovação celular tão conhecido e com efeitos tão desejados.

Quais os tipos de peelings e o que cada um deles trata?

Em seguida, agora vamos explicar um pouco mais sobre os diversos tipos de peeling e o que cada um deles trata. O peeling químico é um procedimento estético super versátil. Frequentemente pode ser criado com diferentes ácidos e concentrações para tratar problemas de pele distintos. Logo após a avaliação da pele da paciente, escolhemos o tratamento que pode ser dos seguintes tipos:

1) Peeling superficiais:

✅ Peeling de ácido salicílico: indicado para o tratamento da acne ativa e manchas de acne

✅ Além dele, existe o Peeling de ácido glicólico: indicado no tratamento de fotoenvelhecimento cutâneo leve a moderado, prevenção do envelhecimento e produção de colágeno superficial, clareamento de manchas e regiões escurecidas do corpo como axilas, virilha, regiões íntimas.

✅ Já o Peeling de ácido retinóico: indicado para o tratamento da acne, hiperpigmentações e outras alterações na superfície da pele, como linhas e rugas finas

✅ Por fim, há o Peeling de Jessner (combinação de ácido salicílico, ácido lático e resorcina): que também trata melasma, hiperpigmentações, fotodano e fotoenvelhecimento leve.


2) Peelings médios:

✅ Peeling de ácido tricloroacético (ATA): para tratar hiperpigmentações, rugas moderadas, linhas médias, fotoenvelhecimento cutâneo leve


3) Peelings profundos:

✅ Peeling de ATA [alta]: para tratar hipercromias resistentes, cicatrizes de acne superficiais, fotoenvelhecimento cutâneo moderado

✅ Peeling de fenol e suas variações (Hetter, Baker) Blefaropeeling: tratamento de rugas profundas e resistentes, fotoenvelhecimento cutâneo acentuado, cicatrizes de acne moderadas.

A Dra. Elizabete faz peeling de fenol? A resposta é NÃO

Por vezes, algumas pessoas entram em contato perguntando se na clínica de Biomedicina Estética Avançada da Dra. Elizabete De Marchi é realizado o procedimento de peeling de fenol.

Então, este não é um procedimento realizado pela Dra. Elizabete De Marchi, que nunca o realizou e não irá atuar com este tipo de procedimento.

Além disso, sempre que questionada por pessoas interessadas no procedimento, a Dra. Elizabete recomendou que fosse procurado um profissional de medicina especializada.

Quer fazer peelings?

Quais são os cuidados básicos após realizar um peeling químico?

Como sempre falo para vocês, para se ter uma pele linda e saudável é preciso cuidar dela todos os dias, sem exceção. Estes cuidados devem ser redobrados especialmente no pós-tratamento de peeling descamativos.

Para ajudar você, que fez este tratamento estético, preparei esta postagem com a liste de alguns cuidados essenciais:

✳️ Pós-aplicação:
A hidratação é fundamental na pós-aplicação. Desta maneira, lembre-se de usar o protetor solar e de evitar ao máximo a exposição ao Sol. Se for sair em ambientes externos, ao sair proteja-se e sempre use um chapéu ou boné.

✳️ Durante a descamação:
Aposte nos óleos de semente de uva, óleo de jojoba e óleo de rosa mosqueta, dando preferência ao rosa rubiginosa para manter a sua pele bem hidratada. Do mesmo modo, utilize um protetor solar mais fluido para facilitar a remoção, bem como em limpar a pele durante a noite. Entretanto, ao realizar este rotina de limpeza de pela, faça-a com o máximo de cuidado para não remover as peles que estão se soltando.

✳️ Pós-descamação:
Primeiramente, muita hidratação. Principalmente, use o protetor solar, mas de preferência, com cor e acima de 30 FPS; simultaneamente, volte à rotina de skincare normalmente.

Uma recomendação importante: nenhum postagem de redes sociais ou na internet substitui uma consulta com uma profissional capacitada.

Quer fazer peelings?

Quais os resultados dos peelings?

Os resultados do tratamento variam conforme o tipo de peeling realizado. Entretanto, de maneira geral, podem ser divididos em três categorias: 👇🏻

1) Superficial;
2) Médio;
3) Profundo.

🔹 No peeling superficial, indicado para peles oleosas, com acne leve a moderada, há melhora do tônus e textura da pele, além de rugas finas e hipercromias;

🔹 No peeling médio, um pouco mais agressivo do que o superficial, atinge a derme média, atenuando rugas finas, hipercromias e estimulando o colágeno, ocorre também a melhora das ceratoses (aquelas casquinhas causadas pelos raios do Sol);

🔹Já o peeling profundo, dependendo do preparo prévio da pele e do método, atinge a derme profunda, tratando rugas, cicatrizes de acne, hipercromias mais complexas e aparência geral da pele.

Quais cuidados devemos ter após o peeling?

Em todo peeling, como a pele fica sensível por um tempo, é importante reforçar a proteção solar, reaplicando o filtro a cada duas horas. Escolha filtros com proteção de pelo menos FPS 30. Nesse ínterim, o uso de produtos com ácido ascórbico (vitamina C) também ajuda a potencializar o protetor solar, pois tem ação antioxidante.

Além disso, é recomendável evitar calor intenso (sauna, forno, entre outros como secador de cabelo, bem como banhos quentes).

Bem como é recomendável você não expor a pele nova aos raios solares por pelo menos 30 dias após a realização do procedimento.

Qual é o tempo de regeneração da pele depois de um tratamento com peeling?

Frequentemente, o tempo de regeneração da pele varia conforme o tipo de peeling. Em peelings superficiais, este tempo normalmente é de até 7 a 10 dias. Já os mais profundos podem levar, em geral, de 30 a 45 dias para a pele se recuperar totalmente.

Quais são algumas das vantagens do tratamento com peelings químicos?

Entre as vantagens dos tratamentos estéticos com o uso de peelings químicos podemos citar frequentemente:

✅ A redução de rugas e linhas de expressão;
✅ A redução das hipercromias de idade ou do sol;
✅ O estímulo da produção de colágeno e elastina, melhora flacidez tissular (da pele);
✅ A redução da oleosidade da pele e poros dilatados;
✅ O rejuvenescimento facial;
✅ E, também, a redução e melhora das cicatrizes como de acne.

Manchas na pele: o que o peeling pode fazer a respeito?

Você sabia que o peeling é uma ótima opção para quem está incomodado com as manchinhas na pele? Sabe Como o peeling age na pele? Sabe quais seus principais resultados? Em primeiro lugar, é importante saber que este procedimento estético remove as camadas mais superficiais da pele. Assim sendo, com esta remoção, a pele se reestrutura e se renova, estimulando a produção de colágeno, garantindo mais firmeza à pele.

Em outras palavras, o peeling promove a melhora do aspecto da pele, reduzindo rugas finas e manchas como hipercromias e hiperpigmentação. Além disto, é uma boa alternativa para reduzir as manchas de acne e ajudar a secar as inflamações da pele.

Quando é a hora de renovar o peeling?

A rotina de cuidados com a pele ganha um aliado para o inverno: o peeling! Desta forma, com a chegada dos meses mais frios, anote no calendário: é hora de renovar o peeling.

Nesse sentido, durante os períodos mais frios do ano, por causa da menor incidência dos raios solares e a temperatura amena garantem mais conforto na hora de apostar em procedimentos que podem deixar a pele sensível.

Se você está incomodado com as manchinhas na pele, é hora de marcar o peeling! Primordialmente, ele irá renovar a pele e reduzir as manchas e algumas linhas de expressão. Ainda mais: irá trazer um viço maravilhoso para a pele!

Quais os motivos para se fazer o peeling?

Quer fazer peeling, mas você ainda não se rendeu a este procedimento, de antemão vou te mostrar dez bons motivos: 🥰
Por exemplo, o peeling:

1️⃣ Primeiramente, reduz as manchas de sol e o melasma;
2️⃣ Reduz as rugas e linhas de expressão;
3️⃣ Estimula a produção de colágeno;
4️⃣ Ajuda a controlar a oleosidade;
5️⃣ Reduz acne e cicatrizes de acne;
6️⃣ Reduz os poros dilatados;
7️⃣ Deixa a pele mais uniforme e iluminada;
8️⃣ Após o peeling, os ativos do seu skincare serão mais absorvidos;
9️⃣ O procedimento é rápido. Então, o tempo de execução do procedimento não toma muito tempo do seu dia;
1️⃣0️⃣ Por fim, a recuperação do tratamento não impede você de manter a sua rotina e atividades.

Quer fazer peelings? Conheça uma clínica de estética em Curitiba especializada

Quer fazer peelings? Porém, muita atenção: lembre-se de que cada pessoa é única e os resultados são individuais. Logo, tais resultados variam de pessoa para pessoa, mas muita gente fica bastante feliz e satisfeita com resultados dos peelings.

Se você quer fazer peelings em uma clínica de Biomedicina Estética Avançada em Curitiba e ser atendida por uma biomédica esteta especialista? Então, já sabe: agende sua consulta estética pelo WhatsApp (41) 9 9665-5769 e garanta seu horário e renove sua pele aqui na clínica da Dra. Elizabete De Marchi. Na clínica você encontrará um atendimento humanizado, individualizado e  personalizado em um ambiente acolhedor. 😍

Principalmente, saiba mais sobre a Dra. Elizabete De Marchi, uma biomédica esteta especialista que é referência em harmonização facial e saúde da pele, lendo aqui os inúmeros depoimentos de pacientes atendidas.

IMPORTANTE: eventuais divulgações de marcas comerciais nas postagens no blog não caracterizam conflito de interesse. Para saber mais, confira aqui.

Dra. Elizabete De Marchi – CRBM-PR 0542

Compartilhe

Deixe um comentário

Receba as últimas novidades na sua caixa postal