As críticas à ”desarmonização“ de artistas: nesta postagem, a Dra. Elizabete De Marchi explica analisa as críticas sobre o tema e sobre a harmonização facial.
Alguns veículos de comunicação divulgam matérias sobre as críticas que alguns artistas recebem por procederem a “desarmonização”, revertendo procedimentos estéticos, ou por terem realizados procedimentos que, no ponto de vista de alguns fãs, não tiveram bons resultados.
Índice
- 1 A harmonização facial da Madonna
- 2 Gretchen, uma adepta dos procedimentos estéticos e cirúrgicos
- 3 O comparativo utilizando-se de fotos registradas em anos diferentes
- 4 As fotos do tipo “Antes e Depois”
- 5 A estética cujos resultados são mais harmônicos e naturais
- 6 A estética com objetivo de atingir resultamos mais harmônicos e naturais possíveis
A harmonização facial da Madonna
Estas situações merecem uma avaliação mais cuidadosa e criteriosa quanto aos resultados dos procedimentos de harmonização facial. É necessário ter a correta percepção do inevitável processo de envelhecimento humano. A “Rainha do Pop”, Madonna, que nasceu em 1958.
Em um exemplo ocorrido com Madonna, que não tem mais vinte anos, não há sentido de comparar os efeitos de um procedimento realizado em 2023, utilizando-se de uma foto de vários anos atrás, quando ela era mais jovem do que é atualmente. A mesma lógica serva para qualquer pessoa.
Gretchen, uma adepta dos procedimentos estéticos e cirúrgicos
Mais um exemplo, agora em terras brasileiras: a cantora Gretchen é reconhecida por ser uma adepta de procedimentos estéticos e cirúrgicos. Por vezes, sofre críticas infundadas, onde as pessoas, fazem comparações desproporcionais, de quando ela era jovem com o atual momento de vida, de uma pessoa nascida em 1959.
O envelhecimento é inerente da condição humana, é natural a todos nós e precisamos levar isto em consideração para evitar críticas destrutivas.
Conheci Gretchen em 2022, durante um evento técnico realizado em São Paulo. Naquele evento ela comentou sobre seus tratamentos estéticos e cirúrgicos.
Nem todos aqueles críticos sabem que ela iniciou seus procedimentos ainda bem jovem, utilizando-se de materiais que não são nem biodegradáveis, nem biocompatíveis, que era uma boa novidade há época, mas que veio a ser substituído por outras tecnologias mais adequadas com o passar do tempo.
Naquela oportunidade, a cantora explicou que ela se sente bem com seu corpo, está feliz consigo mesma, mas que os profissionais que a atendem atualmente, já conhecedores de todo este histórico de vida e de atendimentos clínicos e cirúrgicos, precisam tomar alguns cuidados extras por causa dos materiais que ela utilizou em procedimentos de antigamente.
O comparativo utilizando-se de fotos registradas em anos diferentes
Por vezes, pessoas realizaram procedimentos que imaginavam atender suas expectativas e os profissionais podem exagerar nas combinações de procedimentos, atendendo os pedidos, sem contra-argumentar sobre algumas consequências que poderão surgir. Por conseguinte, procuram a reversão de seus procedimentos da Biomedicina Estética Avançada. Situação similar pode ocorrer com procedimentos cirúrgicos.
Outro ponto que penso ser importante na análise sobre “desarmonização” e que nem sempre ocorre: um comparativo de fotos registradas em anos diferentes.
Entendo que o adequado seria fazer dois comparativos: um, realizado logo antes do início do procedimento estético e logo depois do fim do procedimento; outro, após o retornando da paciente (entre vinte a trinta dias), para um comparativo real do quadro do procedimento, pois ali o processo inflamatório já diminuiu.
Mais um ponto que merece reflexão: logo após uma série de procedimentos estéticos, assim como em situações de procedimentos cirúrgicos, a paciente poderá sair com hematomas e/ou inchaços, algo decorrente do tipo de procedimento, dependendo de ser mais ou menos invasivo.
As fotos do tipo “Antes e Depois”
Quando vemos as fotos de comparativos do tipo “Antes e Depois” não sabemos ao certo em que momento e situação foram tiradas. Portanto, seria prudente buscar mais informações a respeito.
E, nem sempre, as próprias matérias jornalísticas se aprofundam a respeito dos detalhes acontecimentos, abordando sobre qual foi o tratamento, uso ou não maquiagem, uso ou não de ferramentas que editam fotos, quem conversou com a paciente para saber seus motivos, os detalhes sobre o procedimento, etc.
A estética cujos resultados são mais harmônicos e naturais
Gosto da premissa de “menos é mais”. Entretanto, compreendo que há pessoas que pensem diferente e optem por fazer mais procedimentos. É de se compreender que tais pessoas, quando maiores de idade, estão decidindo sobre seus corpos. Por vezes, recomendo o que fazer; em outras, o que não fazer.
E se eu acredito que poderá haver riscos para a paciente, mesmo contra a vontade dela, eu não realizo o procedimento. Eu explico as razões para não fazer tal procedimento e recomendando alguns cuidados que a paciente precisa ter a respeito de sua vontade de realizá-lo.
A estética com objetivo de atingir resultamos mais harmônicos e naturais possíveis
A minha linha de estética é aquela cujos resultados dos procedimentos são mais harmônicos e naturais possíveis para cada paciente.
Agende sua consulta em clínica de estética em Curitiba, com atendimento humanizado, individualizado e personalizado em um ambiente acolhedor.
Então, entre em contato pelo WhatsApp (41) 9 9665-5769 e agende agora mesmo sua consulta comigo, na clínica da Dra. Elizabete De Marchi.
Principalmente, saiba mais sobre a Dra. Elizabete De Marchi, uma biomédica esteta especialista que é referência em harmonização facial e saúde da pele, lendo aqui os inúmeros depoimentos de pacientes atendidas.
IMPORTANTE: eventuais divulgações de marcas comerciais nas postagens no blog não caracterizam conflito de interesse. Para saber mais, confira aqui.
Dra. Elizabete De Marchi – CRBM-PR 0542