Bioestimuladores: o que são? Saiba mais neste guia especial e compreenda mais sobre os benefícios deste importante procedimento estético.
Você tem interesse em conhecer mais sobre os bioestimuladores de colágeno, assim como é sua utilização em procedimentos estéticos, além de quais são os efeitos na pele? Então, confira esta postagem e entenda mais a respeito deste respeitado tratamento da Biomedicina Estética Avançada para sua pele.
Índice
- 1 O que é o colágeno?
- 2 Muita gente me pergunta: o que é um bioestimulador?
- 3 Como se ocorre a aplicação dos bioestimuladores de colágeno?
- 4 Qual o uso de bioestimuladores?
- 5 Para que serve o uso de um bioestimulador?
- 6 Quanto tempo dura os efeitos de um procedimento com uso de bioestimuladores?
- 7 Quais as indicações de uso de bioestimuladores na estética?
- 8 Veja a seguir alguns dos principais resultados esperados com o uso de bioestimuladores:
- 9 Quais algumas importantes marcas de bioestimuladores injetáveis?
- 10 Qual é a frequência recomendada para o tratamento com bioestimuladores?
- 11 Quais as contraindicações de seu uso dos bioestimuladores?
- 12 Quais as recomendações e cuidados no pré-tratamento com bioestimuladores?
- 13 Quais os cuidados e recomendações para o pós-procedimento com bioestimuladores?
- 14 Bioestimuladores: saiba mais com a Dra. Elizabete De Marchi
O que é o colágeno?
Para entendermos melhor os bioestimuladores de colágeno, primeiramente é importante sabermos o que é o colágeno. Presente no corpo humano, o colágeno é uma proteína que confere sustentação e firmeza à pele.
Ao longo dos anos, o colágeno tem sua produção diminuída, diminuindo drasticamente. A atenuação deste efeito de perda de colágeno é alcançada com tratamentos estéticos com o uso dos bioestimuladores, a fim de estimular a produção de colágeno.
Muita gente me pergunta: o que é um bioestimulador?
Os bioestimuladores são compostos por partículas biocompatíveis e reabsorvíveis. Quando hiperdiluídos, são usados para estímulo de colágeno. Desta forma, induzem a nova formação de colágeno por meio de resposta inflamatória subclínica (a neocolagênese). Os fibroblastos são as principais células envolvidas nesta síntese.
Os fibroblastos são estimulados a produzir e a depositar componentes da matriz extracelular. Na pele, estes eventos são necessários para permitir e promover a reepitelização. Além de produzirem colágeno, os fibroblastos produzem elastina, fibronectina, glicosaminoglicanas e proteases, que são responsáveis pelo desbridamento e remodelamento fisiológicos da célula.
Como se ocorre a aplicação dos bioestimuladores de colágeno?
A aplicação dos bioestimuladores para estímulo de colágeno ocorre em pontos específicos do rosto e pescoço, tanto quando no colo, tendo como objetivo tratar da flacidez da pele e da definição do seu contorno.
Existem três princípios ativos para estímulo de colágeno:
- Ácido poli-L-lático (PLLA);
- Hidroxiapatita de cálcio;
- Policaprolactona.
Qual o uso de bioestimuladores?
O adequado uso de bioestimuladores devolve naturalmente o volume, a estruturação dérmica, a recuperação da firmeza e elasticidade da pele. Os resultados a longo prazo do colágeno tipo 1 promovem o rejuvenescimento natural da pele.
Para que serve o uso de um bioestimulador?
A utilização de bioestimuladores para fins estéticos é usualmente recomendada para tratar:
- O envelhecimento;
- A flacidez facial, do pescoço e colo, bem como das mãos;
- Em cicatrizes pós-acne, entre outras necessidades de tratamento estético.
Ademais, estrias e celulite são situações que são indicadas ao uso de bioestimuladores, um fator gerador de uma poupança de colágeno. E depois dos trinta anos, ocorre uma queda drástica na produção natural de colágeno, surge a oportunidade de iniciar o tratamento, e manter este banco de colágeno bem cheio, abastecido.
Quanto tempo dura os efeitos de um procedimento com uso de bioestimuladores?
A realização do tratamento com bioestimuladores tem, em geral, a duração do efeito entre um ano e meio a dois anos, com o colágeno formado com resultados por até dois anos.
Podem ser necessárias de três a quatro sessões para se atingir os resultados esperados, tendo um intervalo entre cada sessão de duas a quatro semanas dependendo da área tratada.
Alguns resultados já aparecerão logo na primeira sessão com melhora dos contornos e lifting facial e corporal. Em geral, os melhores resultados são obtidos com o decorrer das sessões. Assim sendo, é comum notar uma progressiva melhora com a continuidade do tratamento.
O resultado do tratamento varia de acordo com a pessoa. Sendo assim, o mesmo número de sessões não corresponde ao mesmo resultado verificado entre diferentes pessoas.
Quais as indicações de uso de bioestimuladores na estética?
O tratamento com bioestimuladores induz os fibroblastos a produzirem colágeno e resultar em maior firmeza da pele, melhorando seus contornos, o volume facial e a atenuação de rugas.
Por conseguinte, os bioestimuladores são indicados em casos onde a paciente busca, por exemplo, como resultado ter:
- A melhora da qualidade da pele;
- A textura e espessura dérmica;
- O aumento do metabolismo cutâneo;
- A criação de novo colágeno (neocolagênese);
- O retardamento do envelhecimento cutâneo;
- A remodelação;
- E, também, a elasticidade tecidual, do efeito lifting e da hidratação da pele.
Veja a seguir alguns dos principais resultados esperados com o uso de bioestimuladores:
- A melhora na qualidade da pele;
- A melhora do viço da pele;
- O rejuvenescimento;
- A melhora da elasticidade;
- A redução e a melhora do aspecto de cicatrizes;
- A redução de celulite (lipodistrofia ginóide);
- A melhora da flacidez, com maior firmeza e contornos definidos.
Outros resultados esperados com o uso de bioestimuladores:
- Devolver naturalmente o volume, a estruturação dérmica, a recuperação da firmeza e elasticidade, os resultados a longo prazo;
- Promover o rejuvenescimento natural;
- Atuar no envelhecimento; na flacidez facial, no pescoço, no colo e mãos; no envelhecimento corporal (abdômen, braços, interno de coxa, glúteos); em estrias; e, também, em cicatrizes pós-acne;
- Manter nosso banco de colágeno sempre cheio, uma poupança de colágeno a longo prazo.
Quais algumas importantes marcas de bioestimuladores injetáveis?
Algumas marcas de bioestimuladores injetáveis, com registro na Anvisa, são:
- Sculptra®: Ácido poli-L-lático, carboximetilcelulose sódica e manitol apirogênico;
- Rennova Elleva®: Ácido poli-L-lático;
- Radiesse®: 30%de microesferas de hidroxiapatita de cálcio 70% de carboximetilcelulose de sódio (CMC), gel aquoso reabsorvível;
- Rennova Diamond®: microesferas de hidroxiapatita de cálcio, glicerina, carboximetilcelulose de sódio e tampão fosfato, tem opção com lidocaína;
- Elansè®: Policaprolactona.
Qual é a frequência recomendada para o tratamento com bioestimuladores?
A duração do efeito do procedimento, em geral, é de um a dois anos, com um efeito progressivo, à medida em que o tratamento continua.
Geralmente inicia-se com uma a três sessões, seguidas por manutenções anuais. Dependendo do grau de flacidez o número de sessões iniciais pode ser maior. Em geral, cada sessão do tratamento pode ser feita em intervalos de 30 dias. Entretanto, tal prazo depende da área tratada.
Quais as contraindicações de seu uso dos bioestimuladores?
O uso de bioestimuladores para fins estéticos não é recomendável o uso por gestantes e lactantes; pessoas com patologias autoimunes, como lúpus eritematoso sistêmico; neoplasia em tratamento com o uso de quimioterápicos; nos casos de distúrbios de coagulação; pacientes com pressão intracraniana (PIC) doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) agudizado; pessoas com hipertensão e anemia descompensada e cardiopatias; nas áreas previamente tratadas com preenchedores permanentes como silicone ou polimetilmetacrilato (PMMA).
Além disto, seu uso é contraindicado principalmente para:
- Pacientes em uso de Aspirina®, vitamina E, cápsulas de óleo de peixe, anti-inflamatórios e anticoagulantes. É necessário interromper o uso destes produtos dez dias antes da realização do procedimento;
- Da mesma forma, para pacientes com história de queloide e cicatrizes hipertróficas;
- Do mesmo modo, para pacientes com quadros de doenças relacionadas ao tecido conjuntivo.
Quais as recomendações e cuidados no pré-tratamento com bioestimuladores?
De maneira geral, o resultado depende muito dos hábitos do paciente durante o tratamento. Por isto, durante o emprego estético de bioestimuladores, recomenda-se que a paciente tenha alguns cuidados durante o período do pré-tratamento.
Entre tais cuidados, principalmente a ingestão de água; a prática de atividades físicas supervisionadas; a alimentação equilibrada; e manter a regularidade das sessões.
Quais os cuidados e recomendações para o pós-procedimento com bioestimuladores?
Logo após o procedimento, a paciente estará liberada às atividades cotidianas. Por outro lado, em caso de surgirem hematomas, será necessário o uso de pomadas ou cremes com arnica ou heparina, como Hirudoid® ou Venalot®. Sob o mesmo ponto de vista, a paciente deverá utilizar compressas frias e evitar exposição solar e calor intenso (sauna, cozinha, entre outros) por 48 horas. Do mesmo modo, a paciente não deverá usar ácidos tópicos por 7 dias.
Além disto, outras recomendações são: massagear a área aplicada para evitar nódulos, 5 vezes por dia por 5 minutos, e por 5 dias (regra dos 5); bem como, dormir preferivelmente com a posição voltada para cima.
Pode-se notar o aparecimento de uma leve vermelhidão no local, inchaço, sensibilidade e uma sensação de coceira na área tratada. Em primeiro lugar, é importante saber que este é um resultado normal da injeção e o incômodo deve desaparecer espontaneamente. Entretanto, é necessário não se expor à luz solar na área tratada até que o inchaço e o vermelho tenham desaparecido.
Bioestimuladores: saiba mais com a Dra. Elizabete De Marchi
Você ficou com alguma dúvida sobre os bioestimuladores de colágeno? Não fique em dúvida! Entre em contato e marque uma consulta com a Dra. Elizabete De Marchi, uma biomédica esteta especialista. Venha saber mais sobre os inúmeros benefícios que os procedimentos estéticos podem fazer por você!
Agende sua consulta em uma clínica de estética em Curitiba, com atendimento humanizado, individualizado e personalizado, em um ambiente acolhedor.
Entre em contato pelo WhatsApp (41) 9 9665-5769 para confirmar o dia e o horário da sua consulta na clínica da Dra. Elizabete De Marchi.
Principalmente, saiba mais sobre a Dra. Elizabete De Marchi, uma biomédica esteta especialista que é referência em harmonização facial e saúde da pele, lendo aqui os inúmeros depoimentos de pacientes atendidas.
IMPORTANTE: eventuais divulgações de marcas comerciais nas postagens no blog não caracterizam conflito de interesse. Para saber mais, confira aqui.
Dra. Elizabete De Marchi – CRBM-PR 0542