A estética pode ser sua aliada contra o lipedema. E esta postagem da biomédica Dra. Heloisa Longo para o blog da clínica da Dra. Elizabete De Marchi vai informar mais sobre esta doença que acomete muitas mulheres com um acúmulo desproporcional de gordura em algumas regiões do corpo.
Pensando especialmente nas mulheres acometidas por lipedema que este especial é recomendado. Confira aqui e sabia mais sobre o lipedema, com a Dra. Heloisa respondendo algumas perguntas sobre o tema.
Algumas mulheres procuram por tratamentos estéticos avançados para casos de lipedema. Trata-se de uma condição crônica que pode aparecer durante a puberdade e pode ter quadros agravados durante uma gestação ou na menopausa.
Índice
- 1 Um estudo científico de grande importância sobre o tema
- 2 Autocuidados e a estética como uma aliada no tratamento
- 3 O que é o lipedema? Dra. Heloisa, pode nos contar mais?
- 4 O lipedema é uma doença comum?
- 5 Qual o principal sintoma?
- 6 Quais os aliados no tratamento?
- 7 A estética pode ser sua aliada contra o lipedema
- 8 Você tem lipedema e quer um tratamento estético em Curitiba?
Um estudo científico de grande importância sobre o tema
Um importante estudo científico sobre o tema foi realizado em 2018 por Yanira Sanchez-De la Torre, Rita Wadeea, Victoria Rosas e Karen L. Herbst. Estas pesquisadores assinam o artigo “Lipedema: friend and foe”, publicado em Hormone Molecular Biology and Clinical Investigation. O artigo, originalmente no idioma inglês, este disponível em https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/hmbci-2017-0076/html.
A pesquisa concluiu que “O lipedema é um distúrbio de gordura doloroso e psicologicamente angustiante, mais inimigo do que amigo, especialmente devido à obesidade e ao linfedema associados.”
As pesquisadoras apontam para os fatores psicológicos e sociais da doença, como por exemplo, “dificuldade no autocuidado; um estigma social associado ao aumento do tamanho corporal e às restrições físicas; ansiedade; depressão; auto-aversão; discriminação, especialmente por não caber em assentos em espaços públicos, como aviões ou banheiros; falta de compreensão e medo manifestados por familiares, amigos e colegas; abuso verbal de membros do público; falha em formar relacionamentos; tudo isso pode resultar em evitação social, afastamento e isolamento”.
Por isto tudo, a aceitação social também é um fator muito importante de ser acompanhado junto às pacientes. Neste sentido, um atendimento humanizado na clínica de estética tem papel relevante. Pensando na estética como uma aliada da saúde das mulheres, esta postagem divulga uma imagem e um figura relacionadas aos estágios e aos tipos da doença.
Autocuidados e a estética como uma aliada no tratamento
Para facilitar o acesso à informação sobre o lipedema para pessoas que não são estudiosas da matéria, divulgamos este conteúdo. Isso porque uma informação qualificada pode auxiliar pessoas a procurarem o ajuda de profissionais da área da Biomedicina Estética Avançada, assim como da medicina, da nutrição, da educação física e de profissionais de outras áreas do conhecimento para realizarem tratamentos adequados para seus quadros de saúde.
Nesse sentido, por se tratar de uma ocorrência que atinge também a saúde mental de muitas mulheres no Brasil, o blog da clínica da Dra. Elizabete De Marchi convidou a biomédica Dra. Heloisa Longo para abordar o tema de uma forma descomplicada e acessível, com o objetivo principal de colaborar com o esclarecimento sobre o tema.
O que é o lipedema? Dra. Heloisa, pode nos contar mais?
Lipedema é condição crônica do tecido adiposo o que resulta em acúmulo desproporcional de gordura, principalmente nas pernas, bem como nos joelhos. Além disso, nas coxas, também nos quadris, assim como nos braços. A doença, geralmente, pode aparecer na puberdade e piorar durante uma gestação, bem como durante a menopausa.
O lipedema é uma doença comum?
Somente no Brasil, estima-se que cerca de 5 milhões de mulheres convivem com o lipedema e não sabem. A doença é bastante comum e o quadro de lipedema pode ser confundido com outras ocorrências de saúde como obesidade, ou então linfedema e, até mesmo com fibromialgia.
Qual o principal sintoma?
Sobretudo, o principal sintoma indicativo de lipedema é o acúmulo de gordura nas pernas, glúteos e, também, tornozelos. Tal acúmulo ocorre de forma simétrica e que pode haver inchaço ao ficar muito tempo em pé.
Entretanto, além disso, existem outros sintomas, como roxos que aparecem sem causa específica, dores e sensibilidade e dor ao toque.
Embora a causa do lipedema ainda não seja totalmente compreendida pela ciência, fatores genéticos e o hormônio estrogênio, que é tipicamente feminino, são frequentemente associados ao surgimento da doença.
Quais os aliados no tratamento?
A atividade física é uma grande aliada no tratamento e controle da doença. Ainda mais: os exercícios realizados na água geralmente são importantes para o tratamento da doença. Isso porque são atividades de baixo impacto. Da mesma forma, a pressão exercida pela água, que ajuda no retorno linfático e venoso.
Juntamente com tais atividades físicas, costuma ser recomendável a prática da musculação, ou de yoga, bem como de pilates. Tais atividades costumam resultar em ótimos resultados no combate ao lipedema.
Da mesma forma, é esperado que o uso de meias compressivas também sejam muito importantes, ajudando no retorno venoso, além da melhorar o quadro de inchaço.
Uma alimentação balanceada é muito importante. Mais do que isto, evitar alimentos com açúcar, gorduras trans e carnes vermelhas. Ainda mais, os embutidos, assim como a lactose e, também, os carboidratos refinados. Consequentemente, uma alimentação balanceada é muito importante para diminuir inflamação do lipedema.
Em se tratando de uma alimentação adequada, consultar uma nutricionista competente é muito importante. De maneira geral, consumir alimentos como legumes, tanto quanto frutas, as nozes, os feijões e outras sementes, além de peixes, são muito importantes.
A estética pode ser sua aliada contra o lipedema
Certamente a estética pode ser sua aliada contra o lipedema. A estética, por sua vez, pode ajudar na melhora da aparência da flacidez e gordura quando em grau leve ou no pós-operatório do lipedema. Primeiramente, com a aplicação de bioestimuladores de colágeno. Tais tratamentos ajudarão na firmeza e sustentação da pele com flacidez que foi aumentada pela doença, deixando-a com uma melhor textura e qualidade.
Ainda mais: os tratamentos com enzimas esvaziadoras de gordura são importantes aliados nesse tratamento. Do mesmo modo, o endolaser em regiões específicas do acúmulo de gordura é um aliado no tratamento. Por exemplo, o endolaser pode atingir resultados importantes, reduzindo o aspecto de “casca de laranja” na pele. Do mesmo modo, pode alcançar resultados nas gordurinhas no joelho, bem como nas pernas e no quadril.
Assim como pode ser útil um tratamento combinado para atuar nas áreas com o lipedema, utilizando-se conjugadamente, o ultrassom e o jato de plasma associados à questão estética da paciente acometida com quadro de lipedema.
De maneira idêntica, outro tipo de tratamento estético que pode ser bastante útil para o tratamento de lipedema são as drenagens linfáticas realizadas por uma profissional habilitada, cuja quantidade e frequência das sessões dependerá da análise individual de cada paciente.
Da mesma forma que os demais tratamentos, recomenda-se às pacientes que sempre procurem o auxílio de uma profissional muito bem capacitada para seus atendimento. Antes de qualquer procedimento, é imprescindível que a paciente passe por uma consulta detalhada, na qual serão avaliados o quadro de saúde atual e seu histórico.
Você tem lipedema e quer um tratamento estético em Curitiba?
Se você procura por tratamentos estéticos avançados para colaborar nos cuidados que você tanto precisa ter com o lipedema, procure por atendimento capacitado em uma clínica de Biomedicina Estética Avançada em Curitiba, onde você encontrará um atendimento humanizado.
Por isto tudo, agende agora mesmo sua consulta em uma clínica de estética em Curitiba, que oferece atendimento humanizado, individualizado e personalizado, em um ambiente acolhedor.
Você pode entrar em contato pelo WhatsApp (41) 9 9665-5769 para confirmar o dia e o horário da sua consulta comigo, na clínica da Dra. Elizabete De Marchi, uma biomédica esteta especialista.
Saiba mais sobre a Dra. Elizabete De Marchi, uma biomédica esteta especialista que é referência em harmonização facial e saúde da pele, lendo aqui os inúmeros depoimentos de pacientes atendidas.
IMPORTANTE: eventuais divulgações de marcas comerciais nas postagens no blog não caracterizam conflito de interesse. Para saber mais, confira aqui.
Dra. Elizabete De Marchi – CRBM-PR 0542