Você já pensou sobre sua expressionalidade facial?

Você já pensou sobre sua expressionalidade facial? O quanto seu rosto demonstra expressões que são observadas por outras pessoas? Justamente por isso mesmo é tão importante cuidar bem da saúde da pele, pois os cuidados com a pele irão impactar positivamente na beleza natural de toda mulher.

Nesta postagem superespecial do blog da clínica da Dra. Elizabete De Marchi, você saberá mais sobre detalhes de várias regiões do rosto humano que destacam as expressões das pessoas.

Esta postagem foi inspirada no livro do escritor e estudioso do comportamento humano, Desmond Morris, o livro traduzido no Brasil como “A mulher nua: um estudo do corpo feminino”.

Olhos: motivos de grande atenção

Inegavelmente, há muito e muito tempo os olhos femininos são motivo de grande atenção. Não por acaso, há mais de seis mil anos já era sabido sobre o uso da maquiagem na pele da região dos olhos.

Em relação aos sentidos humanos, os olhos são os mais importantes órgãos, porque mais de 80% das informações do mundo exterior são percebidas pelos olhos.

Da mesma forma, a condição da pele na região dos olhos também chama a atenção das outras pessoas. Logo, merecem cuidados estéticos redobrados, de forma a cuidar adequadamente do gerenciamento do envelhecimento cutâneo dessa região facial.

Você já pensou sobre sua expressionalidade facial?

Nariz: seu formato é referência à beleza

Apesar de ser uma parte muito pequena da anatomia feminina, o nariz tem uma importância desproporcional em relação ao seu tamanho. Da mesma forma que é uma parte do rosto que não é capaz de expressar-se, exceto pela ação de franzir (sinal de repugnância ou de desagrado), é justamente pelo seu formato uma referência de beleza feminina.

Existe uma grande ligação entre a forma do nariz e a beleza feminina. Algo como, ter um nariz menor é sinal de ter um nariz mais feminino. Tanto que é uma condição social hegemônica de que qualquer mulher que nasce com um nariz muito delicado é considerada superfeminina. Socialmente, é tido que para se parecer mais jovem e feminina é preciso ter um nariz pequeno.

Nesse sentido, há mulheres que se sentem desfavorecidas pela genética por terem um nariz grande, com uma aparência tida como “mais masculino”. Mulheres assim procuram por procedimentos estéticos para harmonizar melhor o rosto, com uma maior proporcionalidade do nariz em relação ao formato do rosto e contorno e, também, com as demais partes do rosto.

Bochechas: destaque à aparência mais jovial

As bochechas são uma parte macia e lisa do rosto feminino que, da mesma maneira, têm sido consideradas como um ponto ao destaque da beleza facial.

Socialmente, as bochechas ganharam uma referência à inocência e, até mesmo, ao “rosto de um bebê”, tornando-se uma forte ligação entre as bochechas macias e as demonstrações de amor intenso, algo que marca também os relacionamentos adultos.

Em termos de textura da pele, bem como simbolicamente, a bochecha é a parte mais suave de todo o corpo feminino.

Além disso, a bochecha revela mais claramente as emoções, pois nas faces as mudanças emocionais se tornam muito mais evidentes.

Outra característica social relevante é que a face lisa transmite uma imagem de juventude, bem como de boa saúde. Decorrente disto, para uma jovem é tão importante tratar de marcas faciais como, por exemplo, acnes, assim como manchas ou até mesmo de rugas, bem como outras marcas da pele como as cicatrizes.

Lábios: um convite para sensações

Os lábios carnudos e visíveis dos seres humanos, em especial das mulheres, que são mais evoluídas anatomicamente do que os homens, são uma referência à jovialidade. Nas mulheres, em média, são mais protuberantes do que nos homens. Como consequência, são alvo de grande atenção.

“Enquanto [a mulher] for jovem e o sexo lhe ocupar a mente, ela tratará de cuidar dos lábios como um símbolo sexual. Ela os umedece, cobre-os de batom, faz biquinho, sopra beijos. Consequentemente, preencher os lábios (ou projetá-los para fora) é uma busca estética para muitas mulheres, das mais variadas idades.

Outro fator importante: as mudanças de humor provocam quatro diferentes movimentos dos lábios. Confira quais são:

– Abertos e fechados;

– Da mesma forma, para a frente e para trás;

– Assim como para cima e para baixo;

– Finalmente, tensos e frouxos.

Ah, os lábios… sempre eles!

A combinação destas quatro mudanças cria grande espectro de expressões no rosto das mulheres.

Na região labial, existem vários músculos, com diferentes finalidades anatômica. Enquanto ao redor dos lábios existe um forte músculo, que é responsável pela contração e fechamento dos lábios. É esse músculo que trabalha quando os lábios estão apertados ou adotam uma expressão contraída.

Da mesma forma, há um músculo com função de erguer o lábio superior, auxiliando na criação de expressões de dor e desdém.

Por sua vez, outro músculo age ao empurrar a boca para cima e para baixo em expressões alegres, no sorriso e também na gargalhada.

Além deles, a região da boca conta com um outro músculo cuja função é a de empurrar a boca para baixo e para trás, o que causa a expressão de tristeza.

Tanto quanto também há também um músculo que empurra o lábio inferior para baixo, ajudando a formar a expressão de aversão ou então de ironia.

Da mesma maneira, há um outro músculo facial tem a função responsável por erguer o queixo e projetar o lábio inferior para fora, quando a pessoa adota expressões de desafio.

Além disso tudo, há um músculo chamado popularmente de “músculo do trompete” que comprime as bochechas contra os dentes. Entretanto, mais do que ser útil para soprar instrumentos musicais, ele é necessário no processo de mastigação dos alimentos.

Seus lábios podem expressar muita coisa…

Em situações de dor aguda, pavor ou até mesmo de raiva, o ser humano usa outro músculo, o platisma da região do pescoço. Este é um músculo também auxilia nos movimentos que puxa a boca para baixo e para os lados em função da tensão na região do pescoço.

Por meio da região da boca, toda mulher pode demonstrar as expressões de felicidade. Ou então, uma expressão com um sorriso silencioso. Por vezes, em um largo sorriso ocorre a exposição dos dentes superiores.

Quando uma mulher apresenta uma expressão de alegria, ocorre o destaque da prega de pele que aparece entre os lábios e a bochechas. Tais linhas diagonais, causadas pela elevação dos cantos da boca, são dobras nasolabiais. Elas variam de pessoa para pessoa e, justamente por isto mesmo, “personalizam” o sorriso, criando um importante fator ao fortalecimento de laços de amizade.

Enfim, existem várias outras expressões mistas, que oferecem ao rosto feminino um rico repertório de sinais visuais que chamam (e muito!) a atenção das demais pessoas.

Boca e suas múltiplas funções

Você já parou para pensar que a boca feminina funciona o tempo todo, sendo útil para atos como morder, lamber, sugar, mastigar? Além disso, engolir, tossir ou então, bocejar? Ou então gritar, falar, assim como cantar, sorrir, rir e, principalmente, beijar? Além disso, para beijar e até assobiar?

São múltiplas as funções desta região do rosto. E, evidentemente, a boca também desperta a atenção das pessoas que estão próximas da mulher.

Você já pensou sobre sua expressionalidade facial? Se sim, agende consulta em Curitiba

Por isso tudo, agende agora mesmo sua consulta biomédica em uma clínica de estética em Curitiba. Trata-se de um local que oferece atendimento humanizado, individualizado e  personalizado, em um ambiente acolhedor.

Então, você pode entrar em contato pelo WhatsApp (41) 9 9665-5769 para confirmar o dia e o horário da sua consulta comigo, na clínica da Dra. Elizabete De Marchi.

Principalmente, saiba mais sobre a Dra. Elizabete De Marchi, uma biomédica esteta especialista que é referência em harmonização facial e saúde da pele, lendo aqui os inúmeros depoimentos de pacientes atendidas.

IMPORTANTE: eventuais divulgações de marcas comerciais nas postagens no blog não caracterizam conflito de interesse. Para saber mais, confira aqui.

Dra. Elizabete De Marchi – CRBM-PR 0542

Compartilhe

Deixe um comentário

Receba as últimas novidades na sua caixa postal