O funcionamento do efeito do botox, a toxina botulínica, no corpo humano é uma dúvida recorrente de muitas pessoas que procuram por um tratamento em uma clínica de Biomedicina Estética Avançada. Se você tem interesse em saber mais sobre o botox e seu funcionamento no corpo humano, confira este guia especial do blog da clínica de Biomedicina Estética da Dra. Elizabete De Marchi.
Índice
- 1 Qual é o prazo médio dos efeitos do botox?
- 2 Por que o efeito da aplicação de botox vai gradativamente perdendo força com o passar do tempo?
- 3 Por que da “sensação” de que o efeito da primeira aplicação de botox “dura mais tempo”?
- 4 Existem pessoas em que o efeito de contração muscular não aparece?
- 5 O efeito do botox para de funcionar?
- 6 Existe risco de a toxina botulínica agir em outra parte do corpo?
- 7 Como é o programa de tratamento estético com o uso do botox na clínica da Dra. Elizabete De Marchi?
- 8 Por que é importante entender que a utilização do botox é um tratamento estético?
- 9 O funcionamento do efeito do botox em si mesa: saiba mais agendando sua consulta
Qual é o prazo médio dos efeitos do botox?
A toxina botulínica é popularmente conhecida com botox e, mercadologicamente, como pela marca registrada Botox®.
O botox tem um efeito no corpo humano de relaxamento da musculatura do local da aplicação, chamamos de paralisia da contração. Tal contração tem efeitos variam de pessoa para pessoa. Entretanto, estes efeitos duram, na média, entre três a quatro meses. Inclusive, é o período destacado na bula do produto.
Por que o efeito da aplicação de botox vai gradativamente perdendo força com o passar do tempo?
Isto não quer dizer que o efeito da aplicação da toxina botulínica acabe. Pelo contrário, seu efeito é irreversível.
Então, por que os efeitos vão gradativamente diminuindo ao longo dos meses? É uma questão fisiológica, porque o corpo humano vai se adaptando àquela ação da toxina e, na sequência, criando novas placas de neurônios à contração muscular.
Porque o nosso corpo é lento nessa primeira produção de novos receptores, e, com isto, os movimentos vão gradativamente voltando ao normal naquela região onde fora aplicada a toxina botulínica.
Por que da “sensação” de que o efeito da primeira aplicação de botox “dura mais tempo”?
A fisiologia humana é adaptativa e por isto desta “sensação de que durou mais”, porque o corpo da maioria das pessoas tem uma adaptação mais lenta a um fator novo, que foi a ação da toxina botulínica pela primeira vez no corpo. Até então era uma “novidade”, mas com as novas aplicações, o corpo acaba por responder mais rapidamente, pois já conhece a ação do botox dos procedimentos estéticos anteriores.
Assim sendo, o corpo humano produz novos receptores à contração muscular. Deste modo, são receptores específicos para aquele objetivo dentro do corpo humano. De maneira geral, o prazo de produção destes novos receptores gira em torno daqueles três a quatro meses. Justamente por isto é que é necessário manter o tratamento com a aplicação de botox periodicamente, sobretudo, para manter os objetivos estéticos.
Existem pessoas em que o efeito de contração muscular não aparece?
Sim, existem pessoas hipocinéticas, cujo efeito de contração muscular é pouco, movimentos mais sutis. Nestes casos a aplicação da toxina botulínica não funciona. Contudo, esta condição é raríssima, de maneira que em pouquíssimas pessoas o efeito da contração não ocorre. Todavia, para a maior parte da população que realiza o procedimento estético com aplicação da toxina botulínica os efeitos são de contração muscular.
O efeito do botox para de funcionar?
Não, o efeito do botox não irá parar de funcionar. Contudo, com o surgimento de novos receptores no corpo humano, gradualmente a movimentação muscular vai ganhando força novamente e os movimentos também.
Existe risco de a toxina botulínica agir em outra parte do corpo?
Não, não existe tal risco, uma vez que a toxina é muito específica e irá agir somente naquele tipo de receptor. Ou seja, sua ação é estritamente direcionada.
Como é o programa de tratamento estético com o uso do botox na clínica da Dra. Elizabete De Marchi?
Ao pensar em um tratamento utilizando a toxina botulínica, você pode pensar em algo “similar” ao das vacinas da gripe, por exemplo. Nesta situação, periodicamente, a pessoa volta a uma unidade de saúde para fazer a vacinação anual contra a gripe.
No caso do tratamento estético com o botox, é basicamente no mesmo conceito: semestralmente a paciente deverá retornar à clínica da Dra. Elizabete De Marchi para nova aplicação de botox.
Como a validade média da aplicação gira entre três e quatro meses, na clínica intercalo os procedimentos com a aplicação da toxina botulínica duas vezes por ano, estabelecendo um calendário de retorno semestral. Isto porque dentro destes seis meses, a paciente realizará procedimentos conjugados com outros tipos de tratamentos estéticos, como, por exemplo, tratamentos voltados à melhoria da qualidade da pele.
Assim sendo, pelo Planejamento e Análise Facial de cada paciente, são observados condições individuais, que variam de paciente para paciente. Daí da importância de um tratamento realmente personalizado, que atenda as características pessoais.
De maneira que esta força muscular de cada organismo não é igual, cada paciente tem seu próprio programa de tratamentos combinados, que é estudado e executado de forma muito específica para potencializar as características, bem como o tipo de cada pele, tanto quanto o estilo de vida e os hábitos saudáveis (ou não), que logicamente variam entre as pacientes.
Por que é importante entender que a utilização do botox é um tratamento estético?
Porque a manutenção da frequência dos retornos, bem como a realização de procedimentos conjugados potencializarão os resultados estéticos das pacientes.
Àquelas pacientes que já estão em tratamento, seu histórico de saúde e dos resultados anteriormente atingidos com o tratamento estético permitem uma análise cada vez mais depurada, cada vez mais precisa. Desta forma, eu conheço os efeitos dos procedimentos. Por exemplo, sei qual o lado da sobrancelha que mais se levanta com o uso de botox, ou então, qual lado da boca sobe ou desce mais, lembrando que a contração muscular é dinâmica e involuntária muitas das vezes.
Gradativamente, com os novos procedimentos, cada vez mais as assimetrias faciais vão sendo diminuídas. Então, o objetivo principal de tratamentos conjugados será o de melhorar esta dinâmica da face.
A este plano estético, a Dra. Elizabete De Marchi chama de terapias combinadas, por meio de tratamentos conjugados como por exemplo skinbooster, fios de PDO, bioestimuladores, bem como preenchimento labial. Ou então, preenchimento facial, juntamente com microagulhamento, Ainda mais, peelings, assim como outros tratamentos mais adequados à pele de cada pessoa atendida na clínica.
Primordialmente, há de considera que há pessoas com assimetrias maiores do que as outras. Há quem tenha um lado facial que é bem mais fino que o outro. Da mesma forma, um lado que é mais contornado que o outro. Só uma biomédica muito capacitada e competente é capaz de analisar tais situações de diferenças faciais, os tipo de pele para avaliar, e então, alinhar todo o rosto, para torná-lo mais harmônico com terapias e tratamentos combinados. Isto é que é a harmonização facial.
O funcionamento do efeito do botox em si mesa: saiba mais agendando sua consulta
Principalmente depois de saber mais sobre o funcionamento do tratamento estético com a toxina botulínica, chegou a sua vez de conhecer em si mesma os efeitos deste procedimento.
Por isto tudo, agende agora mesmo sua consulta em uma clínica de estética em Curitiba, que oferece atendimento humanizado, individualizado e personalizado, em um ambiente acolhedor.
Então, você pode entrar em contato pelo WhatsApp (41) 9 9665-5769 para confirmar o dia e o horário da sua consulta comigo, na clínica da Dra. Elizabete De Marchi, uma biomédica esteta especialista.
Saiba mais sobre a Dra. Elizabete De Marchi, uma biomédica esteta especialista que é referência em harmonização facial e saúde da pele, lendo aqui os inúmeros depoimentos de pacientes atendidas.
IMPORTANTE: eventuais divulgações de marcas comerciais nas postagens no blog não caracterizam conflito de interesse. Para saber mais, confira aqui.
Dra. Elizabete De Marchi – CRBM-PR 0542