Você sabe da importância da pele da testa? Já se perguntou a respeito do quanto é importante esta região do rosto quando o assunto é a linguagem corporal, especialmente às mulheres? Confira este especial e saiba mais sobre esta importante parte do rosto.
A testa desempenha um importante papel na linguagem corporal das mulheres, mesmo com a maquiagem na região dos lábios e também na região dos olhos. Por exemplo, o movimento de sobrancelhas, ou então um franzir da pele, são indicativos de alterações de humor. Tais mudanças são perceptíveis por pessoas que estão nas proximidades e observam as demais pessoas.
Índice
- 1 A pele da testa tem mobilidade?
- 2 Quais os principais tipos de movimento da pele da testa?
- 3 As rugas na testa
- 4 As rugas na testa podem ser tratadas…
- 5 Quais as ações do envelhecimento cutâneo na região da testa?
- 6 A pele com aparência de “velha nervosa”
- 7 E você, sabia de todas estas características relativas à pele da região da testa?
- 8 Você sabe da importância da pele da testa? Agende sua consulta e saiba mais
A pele da testa tem mobilidade?
A pele da fronte, embora bem esticada sobre o osso, não é totalmente imóvel. Ou seja, é capaz de realizar leves movimentos. Mesmo que sutis, tais movimentos são facilmente perceptíveis por outras pessoas. E existe um grande motivo para isto: a pele cria rugas quando se move.
Além disso, os supercílios, popularmente chamados de sobrancelhas, tem uma função sinalizadora e tornam os movimentos da pele ainda mais visíveis à distância, evidenciando alterações do estado de espírito das pessoas.
Quais os principais tipos de movimento da pele da testa?
De maneira geral, existem diferentes movimentos da testa sendo que cada um é relacionado a um específico estado emocional:
– Primeiramente, baixar as sobrancelhas;
– Além disso, erguer as sobrancelhas;
– Da mesma maneira, franzir as sobrancelhas;
– Ainda mais: enviesar as sobrancelhas;
– Entrelaçar as sobrancelhas;
– Finalmente, piscar as sobrancelhas.
Outra série de demonstrações faciais são evidenciadas por meio da pele da testa: a surpresa agradável, com um sorriso amigável; ou então, em outros momentos, uma surpresa medianamente desagradável.
Além do mais, uma expressão triste. Em sentido inverso, a expressão alegre. Mas não para por aí: sinais da testa indicam o desconforto, a desaprovação e a surpresa. Outros sinais faciais, evidenciados por movimentos da testa são típicos de um queixoso contumaz, alguém permanentemente surpreso pelas vicissitudes da vida.
As rugas na testa
Por sua vez, quando o assunto é o surgimento das rugas, a quantidade de tais dobras da pele varia de pessoa para pessoa. Em geral, uma ou duas são mais frequentes, mas pode surgir três até quatro linhas, quase sempre simetricamente entre as sobrancelhas, na região conhecida popularmente como glabela.
Durante o processo de envelhecimento da pele, gradativamente surgem cada vez mais linhas de expressão. Se durante o período da juventude, tais marcas da pele aparecem e desaparecem à medida em que as alterações de humor ocorrem.
Além do mais, à medida em que os anos passam, as marcas se tornam permanentes. Em outras palavras, quando de um forte vinco facial, em um rosto que naquele momento não está franzido, é decorrente de incontáveis movimentos repetidos pela pessoa ao longo da vida.
As rugas na testa podem ser tratadas…
Quando se trata de movimentos faciais, a região da testa destaca diferentes graus de intensidade, que vão da simples desaprovação ou determinação até o aborrecimento, ou até mesmo, uma sensação de raiva violenta. Por exemplo, são movimentos que podem indicar sensação de perigo ou de forte repulsa. Outras identificações faciais na região da testa, surgidas de ações específicas como riso ou então choro, também destacam as marcas faciais naquela região do rosto.
O erguimento das sobrancelhas cria um movimento de afastamento, o que estica a pele entre elas, fazendo desaparecer as rugas verticais ali formadas. Entretanto, ao mesmo tempo, toda a pele da testa se estica para cima o que cria marcas horizontais na região. Geralmente, são quatro ou cinco linhas, com maior ou menor paralelidade entre elas, mas há pessoas que podem apresentar cerca de dez linhas em formatos de rugas.
É comum que surjam marcas na testa que se estendam de lado a lado. Popularmente chamadas de “testa franzida”, esta é uma condição facial geralmente atribuída às pessoas “preocupadas”.
Em alguns casos, há pessoas cujas extremidades internas das sobrancelhas são empurradas mais para cima do que as extremidades externas. Esta combinação resulta em uma “expressão oblíqua de sofrimento”. Tal situação pode ser indicativo de pessoas que passaram por experiências trágicas.
Quais as ações do envelhecimento cutâneo na região da testa?
Além disso tudo, outro sinal da ação do envelhecimento cutâneo é que as marcas das caretas feitas ao longo dos anos ficam mais evidenciadas com o passar do tempo. Por isso, momentos de ansiedade ou então de nervosismo trarão impactos futuros na pele da testa, que fica marcada por linhas finas. Trata-se de um sinal da perda de elasticidade, um fator natural decorrente do processo de envelhecimento da pele.
É algo como uma folha de papel que foi amassada. Ao tentar alisar esta folha, o aspecto inicial não será recuperado, com o papel ficando “enrugado”. Na pele humana, é possível traçar um paralelo com isto: a pele da testa não consegue recuperar naturalmente o aspecto “liso” que tinha na juventude, inclusive quando a pessoa está relaxada ou então, calma.
A pele com aparência de “velha nervosa”
Este contexto é relevante para inúmeras mulheres, afinal, as marcas da pele da testa de uma mulher são tradicional e socialmente identificadas a uma pessoa cuja personalidade é excessivamente ansiosa. E, como explicou o escritor e estudioso do comportamento humano, Desmond Morris, em seu inspirativo livro traduzido no Brasil como “A mulher nua: um estudo do corpo feminino” [a obra inspiradora desta postagem], a expressão “velha e nervosa” não é uma imagem que comumente uma mulher queira passar em seu círculo familiar e de amizades.
Portanto, em tais situações, uma mulher precisa fazer algo. Em tais necessidades, a Biomedicina Estética Avançada disponibiliza alternativas de tratamentos estéticos combinados.
E você, sabia de todas estas características relativas à pele da região da testa?
Entretanto, é sempre certo que todo tratamento estético precisa ser individualizado, bem como personalizado. Ou seja, deverá levar em conta as características e necessidades fisiológicas, além de estéticas e emocionais, bem como biopsicossociais de cada paciente.
Em resumo: a Biomedicina Estética Humanizada requer uma associação de terapias estéticas adaptada especificamente às características de cada rosto, obedecendo a sutilezas estéticas, tanto quanto as características de cada anatomia, assim como o histórico de vida e de cuidados de saúde com a pele.
Finalizando, se você tem marcas do envelhecimento cutâneo na região da testa, prioritariamente precisa saber que existem tratamentos estéticos para esta importantíssima região do rosto das mulheres.
Você sabe da importância da pele da testa? Agende sua consulta e saiba mais
Por isso tudo, agende agora mesmo sua consulta biomédica em uma clínica de estética em Curitiba. Trata-se de um local que oferece atendimento humanizado, individualizado e personalizado, em um ambiente acolhedor.
Então, você pode entrar em contato pelo WhatsApp (41) 9 9665-5769 para confirmar o dia e o horário da sua consulta comigo, na clínica da Dra. Elizabete De Marchi.
Principalmente, saiba mais sobre a Dra. Elizabete De Marchi, uma biomédica esteta especialista que é referência em harmonização facial e saúde da pele, lendo aqui os inúmeros depoimentos de pacientes atendidas.
IMPORTANTE: eventuais divulgações de marcas comerciais nas postagens no blog não caracterizam conflito de interesse. Para saber mais, confira aqui.
Dra. Elizabete De Marchi – CRBM-PR 0542