Tratamentos estéticos em pessoas com vitiligo estão disponíveis na clínica da Biomedicina Estética Avançada da Dra. Elizabete De Marchi.
Sim, pessoas com quadros de vitiligo podem fazer tratamentos estéticos. Entretanto, o tratamento do vitiligo em si deve ser sempre realizado por um especialista da área da medicina.
Este guia especial sobre o tema abordará que uma pessoa com vitiligo poderá realizar alguns tratamentos estéticos que colaboram com a qualidade de vida e com a sua saúde, desde que avaliados e liberados por uma profissional biomédica capacitada. Confira a seguir para saber mais.
Índice
- 1 O que é o vitiligo?
- 2 Quais as causas do vitiligo?
- 3 Fatores relacionados ao vitiligo
- 4 Há tratamento para o vitiligo?
- 5 Quais os tipos de vitiligo?
- 6 Quais os tratamentos médicos para o vitiligo?
- 7 Pessoas com vitiligo podem fazer tratamentos estéticos?
- 8 Tratamentos estéticos em pessoas com vitiligo em clínica de estética em Curitiba
O que é o vitiligo?
O vitiligo é caracterizado pela perda da coloração da pele, chamada de hipopigmentação. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.
Quais as causas do vitiligo?
As causas do vitiligo ainda não estão claramente estabelecidas pela ciência, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo. Além disto, alterações ou traumas emocionais podem estar entre fatores que desencadeiam ou agravam esta desordem.
Apesar de ainda não haver uma causa específica identificada pela medicina, a ciência realiza constantes estudos sobre o vitiligo. Atualmente, podemos afirmar que o vitiligo:
- Está associado a diversas doenças autoimunes;
- Além disso, vários fatores contribuem para o seu surgimento;
- Bem como pode atingir homens e mulheres de forma igual;
- Ainda mais: pode atingir pessoas de todas as idades e etnias;
- Principalmente: não tem cura (mas tem tratamentos e controles);
- Ainda mais: pode afetar outros locais do corpo, como, por exemplo, o interior da boca.
No mundo todo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 0,1% e 2% da população sofra com o vitiligo, em variados níveis. No Brasil, por exemplo, cerca de 0,54% da população possui a doença. Isto significa uma população de mais de 1 milhão de pessoas.
Fatores relacionados ao vitiligo
Desta forma, diante da alta incidência do vitiligo na população em geral, acredita-se que esta doença está relacionada a três principais fatores:
- Doenças hereditárias;
- Lesões na pele, que podem incluir queimaduras e contato com substâncias químicas;
- Desregulação do sistema autoimune, fazendo com ele ataque e destrua os melanócitos.
Há tratamento para o vitiligo?
O vitiligo possui diversas opções terapêuticas, que variam conforme o quadro clínico de cada paciente.
Principalmente, é importante ressaltar: que o vitiligo não é contagioso e não traz prejuízos à saúde física.
Quais os tipos de vitiligo?
Existem dois tipos de vitiligo, e cada um deles tem características diferentes. São eles:
- Segmentar (também chamado de unilateral): atinge apenas uma parte do corpo e acomete pessoas mais jovens. Neste caso, pelos e cabelo também perdem a coloração;
- Não segmentar (bilateral ou comum): é o mais frequente e se manifesta de forma simétrica. Isto quer dizer que atinge os dois lados do corpo como, por exemplo os dois pés, as duas mãos etc.
As manchas aparecem nas extremidades do corpo e possuem um ciclo. Assim, a doença fica ativa por um período e depois entra em estagnação, voltando a se manifestar ao longo da vida. Com o passar do tempo, as áreas afetadas por este tipo de vitiligo aumentam.
Quais os tratamentos médicos para o vitiligo?
Apesar do vitiligo não ter cura, hoje em dia existem diversos tratamentos médicos eficazes para diminuir o tamanho das lesões. Estes processos são definidos de acordo com cada paciente e podem estimular o crescimento dos melanócitos. Os resultados de cada tratamento médico variam conforme cada organismo.
Assim sendo, os principais tratamentos para o vitiligo são:
- Medicamentos via oral;
- Cremes e pomadas à base de corticoide;
- Fototerapia ou laser.
Para fazer o tratamento do vitiligo, procure um médico especialista! Cuide-se!
Pessoas com vitiligo podem fazer tratamentos estéticos?
Sim, é possível uma pessoa com vitiligo realizar alguns tratamentos estéticos na clínica de estética da Dra. Elizabete De Marchi.
Entretanto, para saber se o quadro da paciente é compatível com algum tratamento disponível na clínica, antes de qualquer coisa é necessário a pessoa passar por uma consulta de anamnese, onde será avaliado o quadro clínico e o histórico de saúde. Em havendo indicação para tratamentos, eles poderão ser realizados na clínica da Dra. Elizabete De Marchi.
É importante reiterar que o tratamento do vitiligo deve ser feito exclusivamente por um profissional da medicina. Assim sendo, a Clínica de Biomedicina Estética Avançada da Dra. Elizabete De Marchi NÃO realiza o tratamento para o vitiligo em si.
Tratamentos estéticos em pessoas com vitiligo em clínica de estética em Curitiba
Pessoas com vitiligo e demais doenças autoimunes podem sim fazer procedimentos estéticos, desde que passem por uma consulta biomédica detalhada, realizada por uma biomédica esteta especialista competente, bem como seu quadro clínico seja compatível com o tratamento estético a ser realizado.
Em decorrência das características fisiológicas de quem tem vitiligo, um tratamento estético requer cuidados específicos que devem ser observadas pela profissional que atenderá aquela pessoa. Desta forma, tais pacientes terão um planejamento estético adequado para sua condição clínica, recebendo um atendimento realmente individualizado, adequado às suas características e necessidades.
Se você tem vitiligo, e procura por uma clínica de estética em Curitiba para fazer tratamentos estéticos, agende agora mesmo sua consulta em uma clínica de estética em Curitiba, que oferece atendimento humanizado, individualizado e personalizado, em um ambiente acolhedor.
Por isto tudo, agende agora mesmo sua consulta biomédica em uma clínica de estética em Curitiba, que oferece atendimento humanizado, individualizado e personalizado, em um ambiente acolhedor.
Então, você pode entrar em contato pelo WhatsApp (41) 9 9665-5769 para confirmar o dia e o horário da sua consulta comigo, na clínica da Dra. Elizabete De Marchi.
Saiba mais sobre a Dra. Elizabete De Marchi, uma biomédica esteta especialista que é referência em harmonização facial e saúde da pele, lendo aqui os inúmeros depoimentos de pacientes atendidas.
IMPORTANTE: eventuais divulgações de marcas comerciais nas postagens no blog não caracterizam conflito de interesse. Para saber mais, confira aqui.
Dra. Elizabete De Marchi – CRBM-PR 0542